Cidade milenar renasce nas areias do deserto turcomano
Uma cidade milenar que era habitada por um povo evoluído e desconhecido da ciência atual vai sendo revelada pouco a pouco por pesquisadores no deserto turcomano de Karakum.
O nome desta cidade antiga é Gonur-Tepe e ela foi descoberta há aproximadamente 60 anos pelo arqueólogo soviético Viktor Sarianidi.
As ruínas estão em torno de 100 quilômetros de distância da cidade de Mary, no Turcomenistão, e elas se estendem por 300 mil metros quadrados, formando um gigante labirinto de muralhas. Estima-se que a cidade era densamente habitada desde 2.000 a.C por um dos povos mais avançados da Idade do Bronze e do qual pouco se sabe.
Os arqueólogos encontraram objetos de excelente qualidade e também se surpreenderam com as avançadas técnicas dos artesões deste povo para modelar metais, fazer adornos em prata e ouro e esculpir ossos e pedras. Recentemente, também foi descoberto um belo mosaico, de um período anterior aos fabricados por gregos e romanos.
A cidade faz parte do patrimônio mundial da Unesco desde 1999 e estava no eixo de uma rede de cidades no delta do rio Murgab, que nasce no Afeganistão e corta o Turcomenistão.
FONTE: http://noticias.seuhistory.com
Comentários
Postar um comentário