Os irmãos Lumière e o sucesso do "cinématographe".
No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos Lumière assombraram uma pequena plateia que assistia a primeira exibição pública do cinématographe Lumière, em Paris. A sessão foi um sucesso, assim como a trajetória dos irmãos Auguste e Louis Lumière.
Filhos do fotógrafo Antoine Lumière, os irmãos Auguste e Louis ajudavam o pai na fábrica que possuíam na região de Lyon. Dessa maneira os irmãos estavam em contato com as descobertas e os progressos realizados por seus contemporâneos na busca das imagens em movimento. Os Lumière forneciam películas para Thomas Edison e faziam negócios com Eastman-Kodak.
Desde bem jovens, Louis e Auguste pesquisavam, inventavam e registravam patentes. Quando Louis tinha 15 anos e Auguste, 17, foram colocados pelo pai na escola La Martinère, em Lyon, onde despertaram um grande interesse por matemática e pelas ciências.
Enquanto Louis voltou-se para a Biologia, Auguste especializou-se em Química que o permitiu aperfeiçoar vários produtos da fábrica de sua família como placas fotográficas de altíssimas qualidades.
Antes do cinematógrafo dos irmãos Lumière, outros homens como Joseph Plateau, Émile Reynaud e Thomas Edison já haviam realizado exibições de imagens em movimento. Mas por que os irmãos Lumière entraram para a história como os inventores do cinema?
Louis e Auguste também realizaram suas próprias experiências e depois de anos de tentativas, no dia 22 de março de 1895 fizeram uma demonstração a Sociedade de Estímulo à Indústria Nacional. Tal exibição foi um grande sucesso visto que os participantes encomendaram 25 aparelhos.
O grande trunfo do aparelho desenvolvido pelos irmãos Lumière deve-se ao fato do cinematógrafo poder filmar e projetar:
Mas parte do sucesso do cinematógrafo Lumière deve-se ao seu design. Enquanto o Vitascópio pesava cerca de quinhentos quilos e precisa de eletricidade para funcionar, a máquina dos Lumière era ao mesmo tempo câmera e projetor, utilizava luz não elétrica e era acionada por manivela (COSTA, 1995, p. 16).
O sucesso da exibição em Paris se repete na Bélgica e nos Estados Unidos. O cinematógrafo Lumière viaja o mundo inteiro não apenas projetando, mas também filmando grandes personalidades e eventos históricos como o enterro da Rainha Vitória.
Daí em diante o mundo não seria mais o mesmo. O aparelho dos irmãos Lumière não foi o primeiro, mas sim uns dos primeiros avanços dados no final do século XIX na projeção de imagens animadas. A evolução tecnológica continuaria com os filmes ganhando cor e som.
Em seus mais de cem anos, o cinema se provou como uma área concreta da evolução humana tendo os irmãos Lumière grandes pioneiros dessa empreitada.
Referencias bibliográficas:
COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro Cinema. São Paulo: Scritta, 1995.
FOIRET, Jacques, BROCHARD, Philippe. Os Irmãos Lumière e o Cinema. Trad. Cristina Stummer. São Paulo: Augusto, 1995.
DUFRESNE, Claude. A Magia da Imagem em Movimento. In: Revista História Viva, edição n° 15; pág. 72. 2005
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