Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Baseada na obra homônima escrita por Rick Riordan, o filme dirigido por Chris Columbus, o mesmo diretor dos dois primeiros filmes da série Harry Potter, conta a divertida aventura de Percy Jackson que ao descobrir que é filho do deus Poseidon e acusado de ter roubado os raios de Zeus embarca numa jornada junto com seus amigos para a provar a sua inocência e impedir que o mundo seja destruído por uma guerra entre os deuses do Olimpo. Durante sua empreitada, Percy Jackson dá de cara com diversos seres que fazem parte da mitologia grega, tais como sátiros, centauros, a Medusa e o deus do mundo dos mortos, Hades.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios é uma boa dica para quem gosta de mitologia grega e uma boa pedida para os professores do 6º ano do ensino fundamental que trabalham o conteúdo de Grécia Antiga. Baseado em uma obra literária de forte apelo infanto-juvenil, o filme também pode ser apreciado por públicos de diversas idades, pois é um típico “filme família” gênero qual Chris Columbus é mestre.
O filme torna-se uma excelente ferramenta para se trabalhar a representação dos personagens da mitologia grega e até que ponto suas características são respeitadas em comparação aos mitos originais. O professor tem uma ótima oportunidade de debater as diferentes visões e versões que os personagens mitológicos gregos vem ganhando através dos tempos, desde a Antiguidade, passando pelo Renascimento até os dias de hoje através dos filmes ou outras mídias – sugiro que nesse ponto cabe ao professor indagar aos seus alunos se eles já haviam vistos outras representações dos deuses e personagens da mitologia grega diferentes daquelas apresentados no filme.
O professor também pode trabalhar as seguintes indagações com seus alunos:
# Por que até hoje a mitologia grega desperta tanto interesse no público?
# Que outras mídias também utilizam a mitologia grega para construir novos personagens, tais como histórias em quadrinhos, vídeos-game, séries de TV, outros filmes.
Conheço também que a realidade de uma sala de aula e de seus horários cronometrados impedem que o filme seja trabalhado de forma satisfatória, pois geralmente a exibição de um filme leva mais tempo que uma aula e como de preferência o filme deve ser exibido na integra seriam necessários vários aulas para atividade que proponho no seguinte plano de aula:
PLANO DE AULA: GRÉCIA ANTIGA
Objetivos:
# Entender as representações visuais dos personagens da mitologia grega no filme.
# Compreender as relações que os gregos antigos possuíam com seus deuses e sua religiosidade.
Conteúdos:
# Antiguidade Grega
# Mitologia e religiosidade grega
Ano: 6º ano.
Material necessário:
O filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios além da ficha técnica do filme ( a ficha técnica serve para que os alunos tenham em mãos outras informações a cerca do filme para que os alunos percebam que todo filme pode ser percebido como documento histórico, pois foi produzido pelo homem).
Desenvolvimento:
1ª etapa:
o professor deve indagar aos seus alunos de que forma eles perceberam os elementos da mitologia grega no filme tais como os personagens e símbolos preparando uma lista de questionamentos, sugiro que tal lista tenha as seguintes questões:
# Como se comportam os deuses no filme? Eles se portam como retratados na mitologia original?
# Como compreender os “mestiços” apresentados no filme através da relação entre deuses e humanos?
Os alunos divididos em grupos discutem entre si tais pontos.
Avaliação
Propor aos alunos a produção de um pequeno texto onde eles devem inserir outros personagem da mitologia ao enredo do filme e qual desafio Percy Jackson enfrentaria.
título original:Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief
gênero:Aventura
duração:01 hs 59 min
ano de lançamento:2010
estúdio:Fox 2000 Pictures / 1492 Pictures / Imprint Entertainment
distribuidora:20th Century Fox Film Corporation
direção: Chris Columbus
roteiro:Craig Titley, baseado em livro de Rick Riordan
produção:Michael Barnathan, Mark Morgan, Mark Radcliffe, Karen Rosenfelt e Guy Oseary
música:Christophe Beck
fotografia:Stephen Goldblatt
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