História | Lili Elbe, a história da “Garota Dinamarquesa”


Conheça a história de Lili Elbe, a primeira transsexual da história.



Um dos filmes mais indicados a premiações na temporada de 2016 conta a história de Lili Elbe, a primeira mulher transgênero a realizar a operação redesignação de gênero. O filme é dirigido por Tom Hooper e tem o ator Eddie Redmayne interpretando Lili Elbe. A Garota Dinamarquesa é baseado no livro de David Ebershoff.


Lili Ilse Elvenes, mas conhecida como Lili Elbe, nasceu como Einar Magnus Andreas Wegener e foi um artista de grande sucesso. Conheceu Gerda Gottlieb na Academia Real de Belas Artes de Compenhagen e se casaram em 1904.

Os dois trabalharam como ilustradores. Enquanto Einar era especializado na pintura de paisagens, Gottlieb ilustrava livros e revistas de moda. Durante uma tarde, uma das modelos não apareceu no ateliê de Gerda, Einar então se voluntariou a ajudá-la e colocou roupas de mulheres. Einar se sentiu tão confortável nas roupas e tão autêntico quando se vestia como mulher e usava saltos.

Lili Elbe em 1926

Einar começou a passar mais tempo vestido como mulher. Gerda a apresentava como sua irmã ao levá-la para os cafés. Viajaram pela a Itália e França, mas foi em Paris que decidiram ficar, onde Einar passou a viver abertamente como Lili Elbe e Gerda mantinha relações com outras mulheres.

Gerda Gottlied ficou famosa por suas pinturas de mulheres bonitas vestidas de manheira chique. Em 1913, chocou o público ao descobrirem que a modelo para as lindas pinturas era ninguém menos do que seu marido, Elbe. Entre 1920 e 1930, os dois participavam de várias festas em Paris, onde Elbe era apresentada como mulher. Um de seus prazeres era participar das folias de carnaval nas ruas da capital francesa.

Lili Elbe por Gerda Gottlied

Em 1930, Lili Elbe decidou fazer a cirurgia de redesignação de gênero na Alemanha. Primeiramente se submeteu a castração cirúrgica supervisionada por Magnus Hirchsfeld, famoso medico alemão que criou a primeira fundação em defesa de homossexuais e transsexuais. Posteriormente, Lili passou por varias cirurgias feitas por Kurt Warnekros. A implantação de um útero em Elbe fazia parte do processo de redesignação de gênero, no entanto seu corpo não resistiu a cirurgia e Elbe morreu.

FONTES: Lili Elbe - Wikipedia; A Garota Dinamarquesa: conheça a história da primeira mulher trans; A fascinante vida de Lili Elbe, a primeira transsexual da história.

Comentários

Postar um comentário