Revolução Industrial | "Trabalhadores, uni-vos!"


As péssimas condições com que vivia a classe trabalhadora no alvorecer da Revolução Industrial fez com que pensadores desenvolvessem novas ideias de sociedade.



As transformações econômicas, políticas e sociais advindas da Revolução Industrial e da Revolução Francesa lançaram uma nova percepção da vida em sociedade em suas diversas relações. No intuito de entender essas mudanças surgiu a sociologia no século 19.

Auguste Comte
Auguste Comte é considerado o pai da sociologia ao criar o termo “sociologie” em 1837 ainda que pese Montesquieu também o princípio da sociologia.

A situação de exploração que se encontravam os trabalhadores fez surgir teorias que criticavam o capitalismo e suas conseqüências danosas e propunham novas formas de organização. Surgia o Socialismo.

Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier foram os primeiros pensadores socialistas e acreditavam que era possível reformar o capitalismo através da ação dos trabalhadores em cooperativas autogeridas, porém esses pensadores não definiram os meios para se alcançar essa sociedade ideal, dessa maneira foram denominados posteriormente como “socialistas utópicos”.

Enquanto os utópicos defendiam uma reformulação do capitalismo, Karl Marx e Friedrich Engels não concordavam com essa tese. Os dois eram partidários do socialismo e afirmavam que para se chegar a sociedade socialista era necessário uma crítica cientifica ao capitalismo e promover a ação autônoma do proletariado com o objetivo de transformar a sociedade através de uma revolução: a revolução proletária.

Karl Marx e Friedrich Engels

Segundo essa teoria, os trabalhadores após tomarem o poder deveriam acabar com a propriedade privada dos meios de produção e de troca criando uma sociedade baseada na autonomia da classe operária em formas coletivas de propriedade. Para Marx e Engels, os trabalhadores tinham a missão de destruir o capitalismo e conduzir todos rumo a uma sociedade igualitária. Essa ideia foi batizada como socialismo científico, mas também hoje conhecida como marxismo ou materialismo histórico.

O anarquismo foi outra corrente de pensamento que contestava o capitalismo. Surgiu na segunda metade do século 19 e tinha nos russos Mikhail Bakunin e Piotr Kropotkin seus principais pensadores. Para os anarquistas, só havia uma forma de extinguir a sociedade capitalista: abolir o estado burguês e a propriedade privada instaurando uma sociedade gerida por comunidades autônomas livre de qualquer controle estatal.

Mikhail Bakunin

FONTE:

Seriacopi, Gislane Campos Azevedo. História: volume único. 1. ed. São Paulo: Ática, 2005.

Apolinário, Maria Raquel. Projeto Araribá: História/ensino fundamental (6º ano). 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Comentários