Não foi bem assim... | Cristóvão Colombo e o Descobrimento da América


Está na hora de você avaliar o que sabe a respeito de Cristóvão Colombo e sua chegada a América.



Partindo da Espanha com vários objetivos, dentre um deles provar que a Terra era redonda, Cristóvão Colombo comandou Santa Maria, Pinta e Niña num dos maiores eventos da nossa história: o descobrimento da América...

... mas não foi bem assim.

A história não é algo estático e morto. O que aprendemos sobre o passado está em constante transformação no sentido de que pesquisas e descobertas podem lançar um novo olhar para os eventos posteriores e mudar a forma como os encaramos.

Quando falamos sobre o “descobrimento da América” existem alguns mitos que muitas vezes ainda continuam sendo transmitidos como verdade. A partir do parágrafo inicial, vamos analisar os fatos sobre Cristóvão Colombo e a América.

Colombo não queria provar que a terra era redonda

Nas escolas ainda existe o discurso de que Cristóvão Colombo tinha como um de seus objetivos provar que a Terra era redonda já que as pessoas temiam que o navegador fosse cair pela borda da Terra. NÃO! Desde a Antiguidade, com os estudos de Aristóteles e Euclides, já se tinha a noção de que nosso planeta era redondo. Os historiadores já não têm nenhuma dúvida de que nos dias de Colombo a educação já defendia a esfericidade da Terra. Antes de zarpar, Cristóvão Colombo possuía uma cópia de “Geografia de Ptolomeu”. Entre 1200 e 1500, já existiam na Europa uma grande quantidade de livros publicados sobre o tema, incluindo o  “The Sphere”, de 1200. A preocupação de Colombo não era saber se a Terra era redonda – porque todos já sabiam – mas sim qual seria o tamanho do oceano que iria atravessar.


Os navios de Cristovão Colombo não se chamavam Santa Maria, Pinta e Niña.

Calma, a coisa não é tão radical e sensacionalista como o título do tópico sugere, mas traz informações sobre o momento das navegações. Quando partiu rumo ao “Novo Mundo”, Santa Maria, Pinta e Niña não eram chamadas de Santa Maria, Pinta e Niña. Santa Maria era conhecida na época como La Gallega. O Niña acredita-se que era o apelido da embarcação conhecida originalmente como Santa Clara; e Pinta também era um apelido, embora ainda não se saiba o nome real da embarcação.


Cristóvão Colombo não descobriu a América

Mas se você quer continuar na visão de que Cristóvão Colombo descobriu a América, basta ignorar o fato de que o continente já era habitado por milhões de seres humanos e que muito antes de ser conhecido como “América” já era povoado há milênios. Ignore também o fato de que o nórdico Leif Ericson chegou por volta do ano 1000 onde hoje é o Canadá.

Se Cristóvão Colombo tivesse descoberto a América ele ignorou completamente o fato, pois morreu dizendo que havia chegado a Ásia.

Outro detalhe é que Colombo “descobriu” o arquipélago das Bahamas posteriormente viajou ao sul do continente. O navegador nunca chegou a pisar na América do Norte.


Estátua de Cristóvão Colombo em Columbus, Providence, Rhode Island nos Estados Unidos. 

Comentários