History Chef | 3 alimentos e bebidas com nomes de pessoas famosas


Não se trata de restaurantes que nomeiam seus pratos com nomes de celebridades, mas iguarias culinárias que deixaram seus inventores famosos (ou quase)

Chá Earl Grey

Um dos chás ingleses mais famosos é o Earl Grey atribuído a Charles Grey, aristocrata inglês e primeiro-ministro britânico entre os anos de 1830 e 1834.

Existem várias versões sobre a origem do tal chá, uma delas conta que a bebida foi um presente diplomático ao primeiro-ministro após o fim do monopólio comercial da Companhia das índias Orientais com a China.A bebida foi aprovada e Charles Grey passou a servi-la para seus convidados em suas festas.

Outra versão conta que o chá é uma homenagem a Lady Grey, esposa do primeiro-ministro, que adorou tanto a bebida que ganhou uma versão do próprio chá de sabor delicado aromatizado com limão, lima e laranja bergamota.

Receita: Chá gelado de Earl Grey com abacaxi e capim santo


Ingredientes:

150 ml de água fervida
1 sachê de chá Earl Grey
30 ml de extrato natural de abacaxi
25ml de suco de limão siciliano
20 ml de xarope de açúcar
1 talo de raiz de capim santo Cubos de gelo q.b

Modo de Preparo:

Para cada 150 ml de água fervida use 1 sachê de chá Earl Grey Dilmah e deixe em infusão por 5 minutos. Reserve e deixe esfriar. Modo de preparo do chá gelado: Em um copo longo acrescente 30 ml de extrato natural de abacaxi, 25ml de suco de limão Siciliano, 20 ml de xarope de açúcar e 1 talo de raiz de capim santo, macere até romper o talo de capim santo e encha o copo com muito cubos de gelo. Em seguida complete com o chá de Earl Grey resfriado e mexa com uma colher até que a composição esteja homogênea. Decore com uma fatia da casca de abacaxi e 1 gomo de limão Siciliano.

Site da receita: receitas.ig.com.br

Sanduíche

John Montagu, 4º Conde de Sandwich e Primeiro Lorde do Almirantado durante a Revolução Americana era um jogador viciado. Era tão viciado que não se permitia pausas durante seus jogos tanto que uma vez pediu para que sua carne fosse colocada entre duas fatias de pão e assim podia se alimentar logo de uma vez.

Os amigos do conde viram e logo passaram a pedir "o que ordenou Sandwich" e o nome pegou.

Receita: sanduíche de forno


Ingredientes:

1 pacote de pão de forma (sem casca)
3 xícaras de molho de tomate
3 xícaras de molho branco Presunto (ou o recheio de sua preferência)
500 g de queijo muçarela ralado
1 tomate fatiado Orégano

Modo de Preparo:

Essa receita leva dois tipos de molho, o branco e o vermelho. Pré-aqueça o forno a 180ºC, enquanto o sanduíche é montado. Em uma forma ou recipiente de vidro, cubra o fundo com molho branco e coloque o pão de forma até completar uma camada.

Sobre o pão coloque o molho de tomate e bastante muçarela, porque essa será a única camada do lanche, pode acrescentar presunto ou outro ingrediente de sua preferência. Cubra com mais uma camada de pão de forma, molho de tomate e molho branco.

Coloque fatias de tomate em cima dos molhos e mussarela também em grade quantidade. Essa será a cobertura. Coloque bastante orégano e azeite. E leve ao forno para gratinar, durante dez minutos ou até o queijo derreter completamente. Está pronto.

Site da receita: bolsademulher.com

Salada Caesar

A salada Caesar (César) nada tem a ver com o notório romano Júlio César, apesar de muita gente achar que sim.

O homem responsável pela salada trata-se de Cesare Cardini, um chef italiano que imigrou para os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial.

A salada teve sua origem quando Cesare estava em falta com vários ingredientes no seu restaurante no México, por isso que ao invés de decepcionar seus convidados preparou algo com o que tinha a sua disposição.

No entanto, o irmão de Cesare, Alessandro, diz que foi ele quem inventou a salada, De qualquer maneira a salada se tornou muito popular no restaurante de Cesare Cardini que teve sua ofuscada pela errônea afirmação de que a salada tem sua origem com Júlio César.

Receita: Salada Caesar


Ingredientes:

100 g de filé de frango grelhado, cortado em tiras
100 g de alface americana rasgada
100 g de croutons
20 g de parmesão em lascas

Molho Caesar

250 g de maionese
250 g de azeite
1 xícara (chá) de salsinha
250 g de creme de leite
100 g de parmesão
1 colher (sopa) de alho triturado

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador até obter um creme homogêneo. Reserve. No centro de um prato, disponha a alface, fazendo um montinho. Acomode as tiras de frango por cima. Derrame o molho Caesar por cima e, para finalizar, espalhe o queijo parmesão em lascas por cima de tudo. Sirva na sequência.

Site da receita: bolsademulher.com

Comentários