História | A vida medieval em imagens


Tomar banhos e cuidar da carne porco. Estudar e beber até vomitar. A vida das pessoas durante a Idade Média não é tão estranha quanto a nossa.

Os dias de hoje são excelentes para algum historiador que vai estudar nossos tempos daqui a cem ou duzentos anos. Por que digo isso? Por que hoje, através das redes sociais, expomos nossas vidas em todos aspectos, desde fotos de momentos únicos da vida como formaturas e casamentos, assim como atividades cotidianas como preparar um churrasco ou dar banho num cachorro. Imagens não faltarão aos historiadores do futuro.

Imaginem as redes sociais na Idade Média.

Margrave Otto IV de Brandenburg jogando xadrez, 1305-40. (Foto por Fine Art Images/Heritage Images/Getty Images)

Bem, fotos daquela época não existem, mas registros históricos como cartas, desenhos e as ruínas dos castelos nos ajudam a tentar imaginar como era a vida na Idade Média. Confira abaixo algumas imagens que mostram um pouco do cotidiano medieval:


Esta imagem datada de 1150 mostra agentes recebendo e pesando moedas dos contribuintes do erário em Westminster, Londres. Assim como hoje, as pessoas medievais estavam preocupadas com dinheiro e status. Nas cidades, havia todo tipo de trabalho: comerciantes, vendedores, carpinteiros, açougueiros, tecelões, vendedores de comida, arquitetos, pintores, malabaristas. E no campo, nem todos eram "servos" empobrecidos (um "não livre" preso a terra). Muitos camponeses eram homens - e mulheres - livres e possuíam suas terras.


Esta ilustração do códex das Cantigas de Santa Maria, 1280, retrata dois menestréis. A imagem foi encontrada no coleção do Mosteiro de El Escorial. Na Idade Média, menestréis ganhavam a vida tocando música ou lendo.


Esta imagem do Tacuinum Sanitatis, um manual de saúde medieval, datado de antes de 1400, mostra uma camponesa e sua filha colhendo espigas de milho. A fome era um perigo real para homens e mulheres medievais que eram confrontados com a diminuição dos alimentos devido ao mau tempo e as más colheitas. Pessoas famintas mal sobreviviam com parcas rações, como cascas, bagas, milho e trigo danificados por mofo.


Nesta imagem datada de 1400, um servo é visto fazendo a degustação dos vinhos antes de servir a mesa. Ele é observado por padres, bispos e um rei. Estudos contemporâneos sugerem que as pessoas medievais desfrutavam de uma grande variedade na cozinha e foram atrevidos em seus gostos: massas, pastéis, pratos doces e salgados eram comuns.


Esta é um representação franco-flamenga de 1275 mostrando um casal tomando banho em banheiras adjacentes. Apesar de mitos arraigados, a higiene era considerada um sinal de civilização até na Idade Média. A maioria das principais cidades possuíam banhos públicos, como fizeram em algumas casas particulares. Banheiras eram feitas usando técnicas semelhantes as usadas para os barris de vinho.


Nesta imagem datada de 1491, um médico é visto fazendo a remoção de uma pedra na bexiga de um paciente. Assim como hoje, as pessoas na Idade Média estavam preocupadas com sua saúde e no que poderiam fazer para escapar das doenças e aliviar os sintomas.


Esta xilogravura de 1491 do Hortus Sanitatis (saúde do jardim) de Jacob Meydenbach mostra um boticário usando um pilão e um almofariz para extrair teriaga da carne das cobras, enquanto outras comem aves e seus ovos. Na Idade Média, a teriaga era usada para tratar picadas venenosas. Outros remédios medievais incluíam caracóis, corujas e alcaçuz.


Esta imagem de 1250 mostra um cavaleiro medieval surpreendendo uma senhora durante o banho.


Esta imagem datada de 1340 de "Romance of Alexander" na Biblioteca Bodleian, de Oxford, descreve roupas infectadas pela Peste Negra sendo queimadas. A Peste Negra foi um grande surto de peste bubônica que devastou metade da população da Europa.


Esta imagem do início do século 14 mostra uma mulher e seu recém-nascido. Durante o período medieval, o parte era bastante perigoso.


Nesta imagem de 1338-44, bebês são vistos sendo carregados em cestos.


Esta imagem do século 13 mostra um casal durante seu casamento. Na Londres medieval, muitas vezes havia alguma confusão quanto a possibilidade de um casal estar casado legalmente ou não. A simples troca de votos entre um casal seja numa taberna, na rua ou até mesmo na casa - seguida pela "consumação" - era considerado válido pela igreja católica mesmo sem as testemunhas, por isso ficava difícil para qualquer um do casal provar ou refutar estar casado.

 
Esta ilustração de "A Very Short History of the People English", volume 2, de John Richard Green, descreve crianças em idade escolar lendo seus livros. Os jovens eram motivos de preocupação no período medieval, especialmente se eles eram travessos.


Nesta imagem de 1450, um grupo de camponeses é representado fazendo refeições ao ar livre na aldeia de Moegeldorf, na Alemanha. Na imagem você pode perceber que um deles abusou um pouco demais.


Nesta ilustração do século 14, a partir do Tacuinum Sanitatis, mulheres são retratadas cortando carne de porco. Cozimento, lavagem e limpeza eram feitos a partir do zero na Idade Média. Antes do jantar, a carne podia ser cozida. A dona de casa medieval tinha que fazer também manteiga, bebida fermentada, fiar e tecer roupas para a própria família.


Esta imagem de 1450 retrata banhos mistos e a folia em um balneário medieval. Como músicos não costumavam tocar em balneários, é possível que a imagem represente um feriado. As pessoas gostavam dos festivais, onde às vezes levantavam dinheiro para a caridade.


Quatro homens são vistos tentando abocanhar uma maça (ou jogando "bob-apple") nesta imagem do século 14. Esta brincadeira foi encorporada nas celebrações do Dia das Bruxas, onde histórias de fantasmas encantavam as pessoas na Idade Média.

Este texto traduzido e adaptado do original In pictures: medieval life de Emma McFarnon acessado no site Historyextra.

Comentários