Eventos | História em Cartaz Apresenta: Vikings


O "História em Cartaz" marca seus 5 anos realizando apresentações públicas destacando as referências históricas em filmes, séries de TV, livros e jogos.

Realizado no dia 2 de agosto, o evento "História em Cartaz Apresenta: Vikings" marcou o início de uma série de apresentações com o intuito de se discutir o conteúdo histórico presente em livros, séries de TV, filmes e jogos, assim como de que forma a história vem sendo apresentada ao grande público.


O primeiro evento destacou várias referências históricas do primeiro episódio da série Vikings, criada por Michael Hisrt e transmitida pelo canal History.

Vikings é uma série de ficção histórica inspiradas nos relatos sobre o semi-lendário rei viking, Ragnar Lothbrok, um dos mais célebres nórdicos que invadiu a Inglaterra anglo-saxônica e a França. Na série, Ragnar é casado com Lagertha e vive acompanhado do seu irmão, Rollo. A série estreou em 2013 e foi renovada para sua quarta temporada que estreia ano que vem (para saber mais sobre a série, não deixe de acompanhar nossos reviews históricos feito no "História em Séries", no site Nerd-Geek Feelings).

O evento realizado na livraria Saraiva do Belém Boulevard Shopping foi apresentado pelo historiador Luiz Alexandre Andrade, formado em licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal do Pará. Luiz Alexandre também é criador dos blogs "História em Cartaz" e "História em Séries" (este atualmente é uma coluna semanal do site Nerd-Geek Feelings).


Durante o evento, foi exibido primeiramente o episódio "Rito de Passagem" e em seguida foi feita a apresentação dos fatos históricos da série. Foi destacado a relação entre a realidade e a ficção presente nos personagens, por exemplo, assim como as caraterísticas de religiosidade e práticas tribais nórdicas presentes no episódio. Sobre as referências históricas presentes em obras de ficção, destaco que:

Tratam-se de referências que servem para ambientar a série e lhe garantir seu aspecto "histórico" procurando dar verossimilhança aos personagens e seus conflitos, mas é importante destacar que Vikings, assim como qualquer outra ficção histórica, não está livre de sofrer adaptações decorrentes das liberdades artísticas tomadas pela equipe criadora, assim anacronismos e situações que nunca aconteceram são retratadas na série.

O evento ainda contou com a participação do público presente que contribuiu com questionamentos e opiniões.

"História em Cartaz Apresenta: Vikings" foi um evento realizado pelo História em Cartaz, Nerds Paraenses e Livraria Saraiva.

Comentários