História | Quando os Dinossauros Dominavam a Terra




Você aí lendo esse texto agora, certo da sua supremacia neste planeta com certeza se vê como uma espécia privilegiada por habitar um mundo feito só para você, certo? Pois bem, se fosse por tempo de permanência, entre homens e dinossauros, o planeta Terra pertence aos “grandes lagartos”.

Os dinossauros surgiram durante a Era Mesozoica que durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás, ou seja, por 183 milhões de anos os dinossauros dominaram a Terra. O Homo sapiens surgiu entre 400 e 100 mil anos atrás.

Mas ok, quem não gosta de dinossauros não é verdade? Esses “monstros” fascinam a imaginação humana e estão próximos das criaturas gigantes que habitam nossos mitos. Se nossa visão desses “bichos” vem de filmes, por exemplo, temos o imaginário de monstros ferozes, mas acima de tudo, dinossauros foram simplesmente animais.

Existiram dinossauros de todos os tipos e tamanhos. Segundo a periodização histórica, habitaram a Era Mesozoica que se divide em três períodos distintos:

Período Triássico (208 a 245 milhões de anos atrás): nesse período os répteis deram origem aos primeiros dinossauros. O Herrerasaurus é um dos dinossauros mais antigos tendo vivido aproximadamente há 200 milhões de anos. No final do Triássico surgiu o Coelophysis, uma das primeira espécias a caçar em grupo.

Período Jurássico (144 a 208 milhões de anos atrás): esse período é marcado pela presença dos maiores dinossauros como o vegetariano braquiossauro. Mas havia também dinossauros de pequeno porte como o compsognatus, espécia carnívora que se alimentava de pequenos insetos e segundo alguns especialistas também se alimentava de carniça.

Período Cretáceo (66 a 144 milhões de anos atrás): nesse período final viveram os famosos tricerátops, tiranossauro e velociraptor. Os grande dinossauros herbívoros deram lugar a espécies de menor porte. Foi ao final desse período que uma grande extinção em massa foi responsável pelo fim da maioria de espécies vivas do planeta, incluindo os dinossauros.

O primeiro dinossauro a ser descoberto foi o iguanodonte em 1822 por Gideon Mantell, mas a primeira espécie a ser descrita foi o Megalossauro, em 1824, por William Buckland.

Iguanodonte

A palavra dinossauro vem do termo Dinosauria proposto em 1842 por Richard Owen. A palavra em latim significa “lagarto terrível”.

Os dinossauros podem ser classificados em grupos:

Tireóforos:

Eram grandes herbívoros que andavam com as quatro patas e possuíam o corpo coberto por placas ósseas que funcionava como uma espécie de armadura. O Kentrossauro e o Alossauro são espécies exemplos desse grupo.

Terópodos:

Espécies bípedes que alimentavam-se da carne de outros animais. Podiam apresentar vários tamanhos e é desse grupo que descendem as aves. O Espinossauro, o Tiranossauro e o Velociraptor são exemplos desse grupo.

Sauropodomorfos:

Eram os dinossauros herbívoros de pescoço longo. Foram os maiores e mais pesados dinossauros que habitaram nosso planeta. Possuíam dentes fracos em virtude da dieta baseada em vegetais. O braquiossauro e o riojassauro são exemplos desse grupo.

Ornitópodes:

Eram espécies bípedes que andavam nas patas traseiras e usavam as dianteiras para capturar os alimentos. Eram herbívoros e habitavam todas as regiões do globo terrestre. Possuíam bico chifrudo e pés com três dedos. O iguanodonte e o Hadrossauros são exemplos desse grupo.

Marginocéfalos:

Dinossauros herbívoros que possuíam uma borda de osso na parte posterior do crânio. Variava entre espécies bípedes e quadrúpedes. Tinham o crânio grosso e resistente. O Paquicefalossauro e o Triceratops são exemplos desse grupo.

Esse texto faz parte da "Semana Especial: Mundo dos Dinossauros" promovida pela página do História em Cartaz no facebook.

FONTES:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/pre-historia-2-o-surgimento-do-ser-humano-e-os-periodos-pre-historicos.htm

Comentários