História | A origem do Dia de São João


Uma das mais tradicionais festas populares do povo brasileiro, a festa do Dia de São João tem raízes muito antigas remontando à época antes do próprio cristianismo.



Hoje, 24 de junho, não é somente festa no nordeste brasileiro como também em outras regiões do nosso país. O Dia de São João é uma das principais festividades de calendário cristão católico. As origens dessa festividade reside em muito antes do surgimento do próprio cristianismo.

Assim como o Natal, a festa de São João é também uma assimilação dos rituais pagãos á fecundidade e ao sol que aconteciam no dia de solstício, 24 de junho. Este foi escolhido para comemorar o aniversário de São João Batista.

João Batista pregando no deserto (Anton Raphael Mengs)

QUEM FOI JOÃO BATISTA?

João Batista foi um pregador judeu do século 1 que segundo o Evangelho de São Lucas era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi um profeta e batizou muitos judeus nas águas do rio Jordão, inclusive Jesus.
Fonte: Wikipédia

Os elementos como o fogo e a água estavam presentes nas cerimônias solsticiais e o fogo, particularmente, continuou presente as festividades do Dia de São João. Nos Evangelhos, João Batista diz: "eu utilizo a água, mas aquele que vier depois de mim batizará com fogo".


Acender fogueiras já estava presente nos festivais da antiguidade e a prática foi assimilada pelo cristianismo. Segundo a tradição cristã, Isabel para avisar a prima Maria do nascimento de João Batista mandou acender uma fogueira nas montanhas da Judéia como um sinal. Outra versão conta que as fogueiras da festa são para lembrar que foi João Batista quem anunciou a vinda de Cristo, a luz divina.

No Brasil, foram os portugueses assim como os espanhóis, holandeses e franceses que introduziram em várias partes do país as mais diversas celebrações do Dia de São João. Foram os padres jesuítas que levaram a festividade para o nordeste. Os índios que já tinha a tradição de dançar em volta da fogueira não acharam assim tão estranha a tradição cristã.

As quadrilhas caíram nas graças do povo brasileiro quando a dança que fazia sucesso nas cortes europeias chegou ao Brasil junto com a família real portuguesa em 1808. Vários passos da quadrilha possuem denominações que misturam o português com o francês como o "balancê" que indica o movimento onde o casal se balança sem sair do lugar.




Comentários