#HistóriaNerd | Por que os super-heróis usam a "cueca" por cima da calça?




Você sabe porque os super-heróis usam a "cueca" por cima da calça? Bem, temos duas explicações para o modelito típico dos super-heróis: um motivo técnico e um motivo estético. 

Nas décadas de 1930 e 1940, o custo da impressão de quadrinhos não era nada barato, principalmente se fossem usadas cores, por isso apenas a capa era colorida. Para baratear os custos, muitas vezes os gibis eram impressos sem muito controle de qualidade e os traços acabavam ficando desalinhados na impressão rápida, dessa forma as revistas passaram a ter contornos mais escuros e a usar técnicas de pontilhismo para manter o mínimo de colorização. 

Com as restrições técnicas que possuíam, os artistas tinham que encontrar alguma forma de demonstrar poder e força de seus personagens, dessa maneira, a indústria passou a enfatizar detalhes masculinos e femininos como os braços, as pernas, os pés e a pélvis! Porém, as divisões poderiam ser insuficientes e alguns casos (como a imagem do Superman abaixo) a pélvis se confundia com as pernas. Se fosse dado algum tipo de “volume”, a imagem poderia ofender os padrões de moralidade dos ano 40. A solução foi colocar a “cueca”.


Porém, existe também outra explicação para isso. Segundo Gustavo Pereira, autor do livro "Almanaque dos Desenhos Animados", a inspiração de Joe Shuster e Jerry Siegel na criação do Superman e de Bob Kane e Bill Finger na criação do Batman foi a mesma: o uniforme dos lutadores de luta livre. Naquela época, a imagem de força vinha desses homens que muitas vezes eram visto em espetáculos de circo.

Os "Muscle-man", homens que faziam exibições de força em circos de 1900.

Comentários