História nas Estrelas | 25 anos de Hubble no espaço




Texto de Fábio Andrade

Hoje, o Telescópio espacial Hubble completa 25 anos em órbita e essa data não podia passar em branco para os amantes de Astronomia em geral. Ao longo desse tempo, o Hubble vem nos presenteando com as imagens mais lindas do universo, sendo, conceitualmente, nossos olhos para o espaço. Foi lançado em 1990 para conseguir capturar fotos sem a interferência dos gases presentes na atmosfera que causam distorções nas imagens. O Hubble é um telescópio do tipo Refletor Ritchey-Chretien, pesa aproximadamente 11.110 kg e está a 589 km de altitude, o mesmo custou 2,5 bilhões de dólares. 

- HUBBLE E OS PILARES DA CRIAÇÃO - 

Ao decorrer de todos esses anos, a quantidade de imagens que o Hubble nos fornece vem aumentando exponencialmente, com uma beleza surreal podemos perceber a sua evolução no tempo, porém uma imagem em si - talvez a mais bela - ficou mundialmente conhecida. No dia primeiro de abril de 1995, o Hubble apontou suas lentes pela primeira vez para a nebulosa da Águia onde conseguir a incrível foto dos Pilares da Criação.


Uma das mais belas astrofotos feitas até hoje, onde mostra uma formação gagosa que se encontra a aproximadamente 7.000 anos luz da Terra. Em comemoração dos 25 anos no espaço o Hubble revisitou esse local, onde dessa vez nos deu uma foto dos mesmos pilares, porém em uma frequência de ondas em infra vermelho.


M16, Nebulosa da Águia e ao centro a região dos Pilares da Criação.




- PRIMEIRAS IMAGENS - 

Mas será que sempre foram assim as fotos? Com essa nitidez e essas cores? Bem, não é muito por esse caminho. A 25 anos atrás não tínhamos tais técnicas de processamento e composição de imagens que temos hoje, algumas missões espaciais já foram feitas até o telescópio para alguns reparos, modificações e implementações de alguns equipamentos, porém veja uma das primeiras fotos do Hubble.



Bem diferente do que vemos hoje, porém essas fotos nos mostram a evolução em todos os aspectos relacionados a edição, composição e ajustes de astrofotos que a partir dessas técnicas implantadas no Hubble os astrofotógrafos aqui na Terra conseguem fotos cada vez mais belas. 

- COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS - 

A NASA revelou a imagem oficial em comemoração aos 25 anos do Hubble no espaço. A foto retrata um berçário estelar que se encontra a aproximadamente 20 mil anos luz da Terra, localizado na constelação de Carina. (Clique aqui para ver a imagem em alta resolução).


Veja uma animação muito legal feita em 3D da região:  




  - QUEM FOI HUBBLE? - 

É muito difícil ver uma imagem do Hubble e não ficar encantando com tanta beleza, porém você sabe quem foi Edwin Powell Hubble (1889-1953)? 

Edwin Hubble foi um astrônomo estadunidense importantíssimo na conceitualização do que sabemos hoje sobre galáxias - que até então a grande maioria delas eram vistas como nebulosas - e sobre a velocidade de distanciamento uma das outras. Estudou afundo as galáxias e as suas formas assim criando a primeira escala de galáxias, dividindo-as em vários outros tipos de acordo com a sua forma. 

Hubble não viveu o suficiente para conseguir alguma evidência para complementar uma de suas teorias sobre a evolução das galaxias, porém deixou um legado enorme para a humanidade que até hoje o faz reverência por suas descobertas.


- IMAGENS - 

Fiz um top 10 das mais belas imagens do Hubble na minha concepção:

10 - M27 e a estrela HD189733 no centro.


9 - Campo profundo


8 - Júpiter e uma de suas luas


7 - Nebulosa Olho de Gato


6 - Nebulosa da Carina


5 - Nebulosa da Borboleta


4 - Saturno em ultra violeta


3 - Cometa Ison


2 - Nebulosa Cabeça de Cavalo



1 - Galáxia de Andrômeda


 - LINKS - 

Segue alguns links úteis para quem quiser usufruir mais de todas as belezas que o Hubble conseguiu capturar:
Galeria Oficial: http://hubblesite.org/gallery/
Galeria de videos Oficial: http://hubblesite.org/videos/
Site Oficial do Hubble: http://hubblesite.org/

         _________________________________________________________________________________



História nas Estrelas é a nova coluna do História em Cartaz que tratá textos sobre astronomia e sua relação com os estudos históricos.

Comentários