Cinema | Vermelho Brasil




Título: Vermelho Brasil 
Título original: Brazil Red (ing), Rouge Brésil (fr) 
Direção: Sylvain Archambault 
Gênero: ficção histórica, drama 
Ano: 2014 
Nacionalidade: Brasil, França, Canadá e Portugal 
Tempo: longa metragem de 104 minutos e telefilme em duas partes de 100 minutos cada. 

Sinopse: Em meados de 1550 o francês Nicolas Durand de Villegaignon lidera uma expedição ao sul. Chega ao Brasil determinado a exterminar os índios, expulsar os portugueses e transformar a colônia em França Antártica. Com a Baía de Guanabara tomada, nasce o Rio de Janeiro e tem início a sangrenta disputa pela terra do Pau-Brasil.


O filme Vermelho Brasil é uma produção entre Brasil, França, Canadá e Portugal. Exibida como uma minissérie de dois capítulos na TV francesa e no Brasil exibida nos cinemas em junho de 2014. A produção aborda o contexto da fundação da França Antártica, colônia francesa na região que hoje é cidade do Rio de Janeiro, cujo conteúdo é abordado durante o ensino médio. A missão colonial foi encabeçada por Nicolas Durand de Villegaignon. 

Vermelho Brasil é baseado no livro do autor francês Jean-Christophe Rufin e a direção ficou a cargo de Sylvain Archambault. 

Contexto histórico: 

A França Antártica foi uma colônia francesa criada na atual região do Rio de Janeiro entre os anos de 1555 e 1560. Em 1554, Nicolas Durand de Villegaignon esteve secretamente na costa brasileira (Cabo Frio), onde visitou franceses que ali viviam realizando o escambo com os índios. Villegaignon desenvolveu a ideia de fundar uma colônia francesa na baía da Guanabara tornando-a uma grande base militar para que a França pudesse se estabelecer e ter o controle comercial com as Índias. Na visita que fez em 1554, Villegaignon estabeleceu relações com os índios Tamoios e Tupinambás, colheu informações sobre os portugueses e uma boa carga que lhe deu lucros na França. 

Mapa francês da baía da Guanabara (1555)
De volta a França, Villegaignon convenceu o rei da empreitada colonizadora que ordenou a Gaspar de Coligny organizar uma expedição secreta ao Brasil. 

Em novembro de 1555, a expedição comandada por Villegaignon chegou a baía da Guanabara. Os franceses construíram um forte nessa região que ainda não havia sido colonizada pelos portugueses. O forte ficou conhecido como Forte Coligny. Nascia a França Antártica que também tinha como objetivo ser uma colônia exploradora de Pau-Brasil. 

A França Antártica serviu de refúgio para os protestantes franceses (calvinistas) que fugiam das perseguições religiosas. O próprio Villegaignon escreveu a João Calvino pedindo o envio de colonos protestantes e assim foi enviado um grupo liderado pelos pastores Pierre Richier e Guillaume Chartier. Os protestantes chegaram em março de 1957. No entanto a convivência não foi pacifica. Villegaignon entrou em conflito com os calvinistas chegando até proibir o culto e reuniões. Os protestantes acabaram sendo expulsos da colônia. 

Em 1559 veio a reação portuguesa. O governador do Brasil, Mem de Sá, recebeu ordens para expulsar os franceses da baía da Guanabara. Após um ultimato, os portugueses invadiram e dominaram o Forte Coligny. Muitos franceses fugiram pelas matas onde continuaram o comércio com os nativos. 

Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, levou as notícias a corte e recebeu ordens de fundar uma cidade na região. No dia primeiro de março de 1565, desembarcou e iniciou as construções da fortaleza de São João e fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Comentários