Mitologia | O Tribunal de Osíris




Caso ainda não conheça, "O Livro dos Mortos" é um conjunto de textos que contém feitiços, orações e hinos com o propósito de auxiliar o morto durante seu caminho para o outro mundo e faz parte do Antigo Egito. Neste livro, podemos encontrar quais seriam os passos que o morto faria até conseguir ir para os Campos da Paz, uma espécie de "paraíso".


"As cenas acima estão pintadas em um papiro do Livro dos Mortos e retratam o julgamento do coração de um escriba de nome Hanufer.

No registro superior, canto esquerdo, Hanufer está ajoelhado, em sinal de veneração, diante de 14 figuras : os juízes da morte (representam também as leis essenciais da natureza).

No registro inferior, canto esquerdo, ele é levado pela mão por Anúbis (deus dos mortos) até a balança da justiça. Lá, seu coração é colocado em um dos pratos e, no outro, é posta a pena da verdade e da justiça. O coração deve ser mais leve que a pena para que a pessoa fosse absolvida.

Ao centro, vemos a cena do julgamento; lá estão duas figuras: a da esquerda é Anúbis, que está ajoelhado sobre um banco testando a balança; a da direita é Ammit, monstro devorador com cabeça de crocodilo, parte traseira de hipopótamo e parte do meio de leão. Do lado direito do monstro vê-se Tehuty, com uma caneta na mão direita para registrar o resultado do julgamento.

Resultado do julgamento: Hanufer foi absolvido e declarado justo e, como prêmio, é conduzido à presença de Osíris por seu filho Hórus, que tem cabeça de falcão. A pessoa que era absolvida ia para os Campos da Paz, onde conviveria com outras almas iluminadas; a que era condenada ia para uma espécie de purgatório e tornava-se uma alma perdida."

FONTE: Boulos Júnior, Alfredo. O Tribunal de Osíris. In: História - Sociedade & Cidadania, 6º ano. São Paulo: FTD, 2009, p. 117.

Comentários

Postar um comentário