Cinema | Parkland (JFK: A História Não Contada)



Em 2013, o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy completou 50 anos. Um crime ainda envolto de muitos mistérios com direito as mais loucas teorias de conspiração. Deixando de lado todas as discussões e teses sobre o assassinato, o diretor Peter Landesman nos coloca no centro do caos que foram as horas que se seguiram após ao atentando ao presidente em Parkland, filme que conta a tragédia a partir do drama humano e da comoção que tomou todo o país. 


Parkland (que no Brasil foi batizado de JFK - A História Não Contada criando assim uma relação com JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar (1991), de Oliver Stone) constrói a partir de pessoas simples os fatos que marcaram o dia em que o presidente Kennedy foi assassinado. São personagens nessa história: o médico Malcon Perry (Colin Hanks), o residente Charles Carrico (Zac Efron) e a enfermeira Nelson (Marcia Gay Harden) todos residentes no hospital Parkland Memorial, onde John Kennedy é levado após ser baleado. A equipe faz de tudo para salvar o presidente, mas ao final, o que resta é o sangue do presidente nas mãos e nas roupas de todos que estavam naquela sala. 


O filme ainda conta com a participação de uma indispensável testemunha ocular, Abraham Zapruder que filmou o assassinato quando o presidente desfilava em carro aberto pelas ruas de Dallas. O vídeo de Zapruder é uma das evidências mais conhecidas da história, pois registra o momento exato em que Kennedy é baleado. 

Na narrativa, ainda temos a presença do agente do serviço secreto, Roy Kellerman (Tom Welling), que estava sentado no banco da frente do carro presidencial e o chefe do serviço secreto em Dallas, Forrest Sorrels (Billy Bob Thornton). Robert Oswald (James Badge Dale), irmão de Lee Harvey Oswald, o assassino de Kennedy, também está presente no filme e mostra um lado interessante dessa história toda: a reação da família de Harvey Oswald. 

Os personagens são apresentados na medida em que o presidente chega a Dallas no dia 22 de novembro de 1963. Enquanto alguns se mostram empolgados para ver o presidente, outros parecem não dar à mínima. No entanto após o atentado, todos entram em comoção e num clima de terror. A equipe médica vive a tragédia de ver o presidente morrendo sem ter nada o que fazer. 

Peter Landesman filma num estilo documental e com a câmera na mão aumenta ainda mais a sensação de horror que aquele momento representou. A comoção dos personagens pode ser facilmente relacionada a comoção do país naquele dia. Não seria a primeira vez que um presidente americano foi morto num atentado a tiros, mas John Kennedy, um presidente jovem, era bem querido  nos Estados Unidos. 

Em Abraham Zapruder cai o peso da história. Ao filmar o assassinato, agentes do serviço secreto querem confiscar seu filme para saber o que as imagens podem revelar, mas também não terá paz quando a imprensa descobre que ele registrou o momento do assassinato. Zapruder é um dos quem mais sofre com a tragédia, ele representa uma população atingida com o tiro que vitimou Kennedy. 

Parkland é inspirado no livro Four Days In November, de Vincent Bugliosi, mas Peter Landesman revelou que não se manteve preso ao livro. Além de diretor, Landesman também é repórter e entrevistou a família de Abraham Zapruder e o agente do FBI Jim Hosty (Ron Livingston) que no filme aparece destruindo as cartas ameaçadoras de Lee Oswald. 

Ao narrar os eventos do assassinato de John F. Kennedy, Peter Landesman cria uma exposição de fatos sem questioná-los, diferente de quase todas as  produções que recriam a morte do presidente. Parkland dessa forma humaniza os fatos ao centrar nas pessoas simples que direta ou indiretamente vivenciaram o momento. 

“Nosso objetivo era fazer um filme de verdade visceral. Qualquer ferimento na cabeça é muito sangrento. É muito shakesperiano, e se quiser ser mais metafórico, é como se o sangue do presidente estivesse em todas as mãos”, diz o diretor. Parkland é um filme que busca compartilhar a comoção dos personagens ao público, trazer o lado humano para uma tragédia por muitas vezes discutida pelo ponto de vista técnico e frio.


Título: Parkland
Diretor: Peter Landsman
Ano: 2013
Tempo: 1h33min
Gênero: histórico, drama
Elenco: Zac Efron, Paul Giamati, Billy Bob Thornton, Marcia Gay Harden
Nacionalidade: EUA

Comentários