Não foi bem assim... | Papai Noel e a Coca-Cola



Todo mundo conhece a história de que a atual imagem que conhecemos do Papai Noel foi uma criação encomendada pela empresa de refrigerantes Coca-Cola. O fato é que a lenda do Papai Noel é inspirada no bispo São Nicolau, que viveu na Turquia no século 4 e distribuía presente para os pobres. Todavia, a imagem do gordinho rechonchudo, com cabelos e barba branca, vestindo a simbólica roupa vermelha teria sido criada pela Coca-Cola para suas campanhas de publicidade a partir de 1931... 

... mas não foi bem assim 

Imagens antigas de São Nicolau mostram que ele usava verde e que essa era a cor das primeiras representações do Papai Noel. E nem tão pouco foi a Coca-Cola que criou a imagem que conhecemos hoje do Bom Velinho. 

A revista Harper’s Weekly, em 1863, publicou uma ilustração do americano Thomas Nast onde Papai Noel pode ser visto com a sua característica roupa vermelha. Thomas Nast contribuiu por vários Natais para a revista mostrando a sua imagem do Papai Noel. 

Em 1866, uma montagem do ilustrador intitulada “Santa Claus and His Works” estabelecia Papai Noel como um fabricante de brinquedos; e um livro com o mesmo nome, com ilustrações de Nast e um poema de George P. Webster, identificava o Pólo Norte como sendo a morada do Papai Noel.

Papai Noel por Thomas Nast

Capa da revista Harper's Weekly celebrando o Natal de 1894

Comentários