MITOLOGIA: As Valquírias


Thomas Bulfinch é autoridade quando se trata de assuntos mitológicos. Dedicado desde jovem ao estudo da mitologia escreveu diversos livros sobre o tema e no seu "O Livro de Ouro da Mitologia" assim descreve as Valquírias:


As valquírias eram virgens guerreiras que montavam seus cavalos armadas com capacetes e lanças. Odin, desejoso de reunir em grande número de heróis em Valhala a fim de poder enfrentar os gigantes no dia da batalha final, escolhia aqueles que deveriam ser mortos. As valquírias são as suas mensageiras e seu nome significa "as que escolhem os que vão morrer". Quando elas cavalgam pelos campos suas armaduras emitiam um entranho brilho bruxuleante, que iluminavam os céus nórdicos, produzindo aquilo que conhecemos como Aurora Boreal ou Luzes Nórdicas.

Valquíria, personagem da Marvel Comics inspirada na mitologia nórdica.

FONTE: BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: a história de deuses e heróis: (a idade da fábula): texto integral / tradução Luciano Alves Meira. São Paulo: Martin Claret, 2006. (Coleção a obra-prima de cada autor. Série ouro; 45. p. 416.

Comentários