Revolução Francesa | Os Estados Gerais


A França antes da Revolução estava quebrada. Com isso quero dizer que a França no século XVIII vivia uma das suas piores crises, seja no aspecto social, econômico e político. No intuito de resolver os problemas, o ministro Necker, até então gozando de certo prestígio, resolveu convocar uma assembleia, os Estados Gerais, órgão consultivo que não se reunia desde 1614. 

No século XVIII, grande parte dos 25 milhões da população francesa vivia no campo. A sociedade era então dividida em "estados" ou "ordens". Confira na tabela abaixo como se configurava a sociedade francesa pré-revolucionária:

FONTE: História: sociedade e cidadania, 8º ano. Sao Paulo: FTD, 2009. p.133


Ainda nos últimos anos do século XVIII, os conflitos externos nos quais a França tinha participado, trouxeram como consequências endividamento e aprofundamento da crise econômica. Além disso, a França passava por uma crise de abastecimento de alimentos fazendo com que o preço dos produtos subissem absurdamente. A fome, o desemprego e a miséria se espalhava pela França. 

Para solucionar o déficit das contas públicas, o ministro Necker propôs que o Primeiro e o Segundo Estados começassem a pagar impostos. Claro que a proposta foi rejeitada. A discussão sobre a crise foi levada aos Estados Gerais, órgão formado por representantes dos três Estados. 

No dia 5 de maio de 1789, às oito da manha, 291 deputados do clero, 270 deputados da nobreza e 578 deputados do terceiro estado se reúnem na sala dos Menus-Plaisirs, em Versalhes. Naquele dia, o rei Luis XVI se fez presente. Necker apresentou para todos a situação da França e sugeria um empréstimo para quitar as dividas do Estado. No entanto, o terceiro estado esperava mais. Seus representantes desejavam o fim do absolutismo e a garantia da liberdade individual. Os camponeses desejavam o fim dos direitos feudais e a liberação das terras, porém os representantes do terceiro estado logo viram que estavam travando uma batalha na qual não podiam vencer. 

Nos Estados Gerais, o clero e a nobreza eram a maioria, pois o sistema de votação, que era por estado, garantia a supremacia das ordens privilegiadas. O terceiro estado pedia um sistema de votos que fosse feita por cabeça, dessa forma poderia conseguir a grande maioria. No entanto, o terceiro estado não é ouvido.

Durante um mês, os deputados muito debateram e nada resolveram de concreto. O terceiro estado descontente com os rumos da Assembleia, retirou-se dos Estados Gerais e, reunindo-se em outro cômodo, a sala de Jogo de Péla (péla era um jogo semelhante ao tênis), proclamaram a formação da Assembleia Nacional Constituinte, no dia 9 de julho de 1789. A Revolução estava a caminho. 

FONTE: DECAUX, Alain. Um trágico mal-entendido nos estados gerais. História Viva – Grandes Temas nº2. Editora Duetto. P. 44-47. 
História: volume único / Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Reginaldo Seriacopi. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005. P.253. 
História: sociedade e cidadania, 8º ano / Alfredo Boulos Júnior – São Paulo: FTD, 2009. (Coleçao História: sociedade & cidadania). p.133-135.

Comentários