1911 - A Revolução



Com certeza você conhece o Jackie Chan da frente das câmeras, o ator com habilidades de lutas sem igual capaz de realizar as piruetas mais fantásticas em filmes de ação. Porém talvez você não conheça outro lado do ator que fica por trás das câmeras. Jackie Chan também dirige alguns dos filmes que participa e aqui vamos falar rapidamente de uma das suas produções mais recentes, um filme que reproduz um momento histórico chinês, o fim da monarquia chinesa e o surgimento da república. 

“1911 – A Revolução” é um filme de 2011 com a finalidade clara de comemorar os 100 anos da revolução que derrubou a monarquia na China. Por trás das câmeras, Chan realça momentos decisivos da revolução seja com textos explicativos ou destacando personagens durante a trama. O filme, ambientado no inicio do século XX, mostra o império chinês dividido e a população desejosa por mudanças políticas. Esse clima de insatisfação soma-se ao fato da China ser governado há 250 anos por uma mesma dinastia, a Qing, que em 1911 está representada por um imperador de apenas 7 anos e por sua mãe. Huang Xing, interpretado por Jackie Chan, retorna a China para encontrar seu país desmoronando, logo percebe que tem o dever de pegar em armas e liderar a luta contra a monarquia. 

Os fatos históricos representados no filme podem parecer confusos em certos momentos, seja pela quantidade de personagens que vão surgindo em tela ou porque também não temos tanta intimidade com a o mundo oriental da forma como temos com mundo ocidental (ressaltado pelos currículos escolares). Por isso filmes como “1911” são interessantes para serem trabalhados em sala de aula. Em primeiro lugar pelo apelo do astro Jackie Chan, ator muito querido no cinema ocidental, e em segundo por nos trazer uma representação histórica chinesa feita pelos próprios chineses (já que em alguns filmes sobre a história de outros países são feitos por Hollywood). 

“1911” pode ser o ponto de partida para se analisar o papel das manifestações populares na China fazendo um comparativo da forma como tais manifestações ocorreram e como hoje ocorrem (elas ocorrem?). De que forma a República Chinesa realizou as transformações desejosas por setores da sociedade e quais as consequências do novo regime no âmbito nacional e internacional. 

Além disso, problematizar o filme revela muito sobre o nosso presente, já que, como disse acima, “1911” faz parte das comemorações dos 100 anos da República Chinesa e valoriza personagens reais, homens e mulheres que no filme surgem como heróis de guerra que sacrificaram suas vidas pelos ideais republicanos. Não consigo deixar de pensar também “1911” como um filme de propaganda política já que ao final dele, fica bem clara a relação feita ao Partido Comunista Chinês que governo o país desde 1949. 


Título Original: Xin Hai Ge Ming
Diretor: Jackie Chan
Nacionalidade: China
Gênero: Histórico, Drama, Guerra
Tempo: 2h11min
Ano: 2011

Comentários