Revivendo o "Dia D"



Há exatos 70 anos atrás, iniciava-se uma das operações mais conhecidas da Segunda Guerra Mundial: os desembarques na Normandia (o nome oficial deste plano militar era Operação Overlord). O “Dia D”, 6 de junho de 1944, entrou para a história, pois representou uma virada de mesa no palco de guerra europeu, segundo alguns historiadores, foi a data mais importante do conflito mundial que durou de 1939 a 1945. 


O plano de invasão a Normandia foi traçado pelos Aliados que desembarcaram mais de 300 mil soldados e milhares de armamentos em diferentes setores ao longo da costa francesa: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. A operação envolveu uma grande mobilização militar por terra, céu e mar. O desembarque mais conhecido foi realizado na praia de Omaha, onde a resistência alemã foi maior. A praia estava tomada por obstáculos e bastante guarnecida, no entanto os Aliados conseguiram vencer a batalha. Mais de duas mil mortes foram contabilizadas neste setor. 

Seja por sua importância ou por seus números, o “Dia D” marcou o nosso imaginário e já foi diversas vezes representado em diferentes mídias seja em filmes, séries de TV, livros ou jogos. Confira abaixo várias dicas de filmes, livros jogos e programas de TV sobre o “mais longo dos dias". 

FILMES 

"O Mais Longo dos Dias" (1962) 
Reunindo um elenco estalar, este filme recria os acontecimentos do “Dia D” mostrando as diferentes incursões dos Aliados no maior ataque militar dos últimos tempos.


O Resgate do Soldado Ryan (1998) 
Dirigido por Steven Spielberg, “O Resgate do Soldado Ryan” mostra o desembarque das tropas americanas na praia de Omaha. O filme inicia com uma recriação do episódio histórico jamais visto no cinema e dita a forma de se fazer filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. 


LIVRO 

O Dia D – 6 de Junho de 1944 – A Batalha Culminante da Segunda Grande Guerra, de Stephen E. Ambrose 
Baseado em relatos orais e escritos, testemunhado por homens que viveram a invasão da Normandia, este livro de Stephen E. Ambrose se tornou uma referencia obrigatória sobre o assunto. 

JOGOS 

Company of Herores 
É um jogo de estratégia em tempo real desenvolvido para computadores pela Microsoft Windows e Relic Entertainment. Chegou a ser eleito o “Jogo do Ano de 2006”. Na campanha “Invasion of Normandy”, o jogo simula o ataque feito a praia de Omaha. 


Call Of Duty
Uma das séries de jogos mais rentáveis da indústria do entretenimento e possui boa parte dos jogos já lançados ambientados na Segunda Guerra Mundial reproduzindo com grande riqueza de detalhes os cenários dos campos de batalha. 


TV 

Band Of Brothers 
Minissérie de dez episódios do canal HBO que mostra os integrantes da Companhia E do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada dos Estados Unidos que participou da invasão dos Aliados no dia 6 de junho de 1944. 


Heróis do DIA D 
Documentário do Discovery Channel que analisa a batalha na praia de Omaha e mostra as táticas e as estratégias que levaram os Aliados à vitória. Confira o programa na íntegra:


Comentários