Steven Spielberg planeja adaptar "Napoleão" de Stanley Kubrick como série de tv.



Dentre os filmes mais ambiciosos da história que nunca foram feitos, um dos principais é certamente o Napoleão de Stanley Kubrick, cinebiografia do imperador francês que levou o cineasta a juntar, segundo a lenda, 18 mil livros como referência ao longo de 30 anos.

Embora tenha escrito um roteiro em 1961, que conta a vida de Napoleão do nascimento à morte, Kubrick nunca conseguiu tirar o projeto do papel. Agora, Steven Spielberg planeja adaptá-lo, na forma de uma minissérie de TV.

Em entrevista ao Canal+ francês, Spielberg apenas diz que está desenvolvendo a minissérie a partir do roteiro de Kubrick. Ainda não há mais detalhes. A primeira vez que o diretor ajudou a viabilizar uma obra incompleta de Kubrick foi quando Spielberg dirigiu Inteligência Artificial em 2001, a partir de uma ideia que os dois desenvolviam em parceria nos anos 1980.

Napoleon quase virou realidade nos anos 1970, mas a MGM e a United Artists se recusaram a bancar a milionária produção, depois do fracasso de longas similares, como Guerra e Paz em 1968 e Waterloo em 1970. Kubrick, que morreu em 1999, acabou tendo que se contentar com Barry Lyndon, de 1975, que se passa 15 anos depois das guerras napoleônicas.

FONTE: Site Omelete.

Comentários