A Primera Sessão de Cinema.



Em muitos livros de história do cinema, a data de 28 de dezembro de 1895 é reconhecida como a data do nascimento da sétima arte. Seria pelas mãos dos irmãos Louis e Auguste Lumière que o espetáculo das imagens em movimento ganharia a forma que muitos haviam tentado, mas nunca conseguido. A questão é polêmica levando em consideração que alguns historiadores apontam que a origem do cinema vem bem antes de 1895, no entanto é amplamente aceito que a sessão realizada pelos irmãos Lumière no dia 28 de dezembro de 1895, em Paris, foi a primeira sessão de cinema. 

Os irmãos Lumière já realizavam várias experiências na projeção de imagens em movimento. A sessão do dia 28 de dezembro de 1895 não foi a primeira realizada pelos irmãos, pois no mês de março do mesmo ano, Louis e Auguste faziam uma exibição do seu aparelho cinematógrafo para a Sociedade de Estímulos à Indústria Nacional. 


A primeira sessão pública aconteceu no famoso 28 de dezembro de 1895, no Bulevar Des Capucines, nº 14, no subsolo do Grand Café, onde 35 pessoas pagaram uma moeda de um franco cada para estar num antigo salão de bilhar que fora rebatizado de Salão Indiano. A partir de um aparelho são projetadas no grande painel imagens em preto e branco, mas não eram imagens quaisquer, eram imagens em movimento.

Sobre a tela em branco primeiramente fora projetada as palavras “Cinematógrafo Lumière” e em seguida o título A Saída dos Operários da Fábrica Lumière. Quando menos se esperava, uma viagem viva de mulheres que saiam de uma fábrica é projetada. A plateia que assistia aquela exibição estava estupefata.


Mas as surpresas não haviam terminado. Várias imagens foram projetadas: um bebê tomando banho, o lago das Tulherias e de repente... susto e pânico! Algumas pessoas mais exaltadas levantam da cadeira quando a imagem de um trem em movimento que parece avançar na direção do público surge no painel. 


O sucesso do cinematógrafo estava garantido. Se na primeira sessão algumas dezenas de pessoas se fizeram presentes, nas projeções seguintes mais de 1500 pessoas faziam fila diante do Grand Café. 

Referências bibliográficas: 
FOIRET, Jacques, BROCHARD, Philippe. Os Irmãos Lumière e o Cinema. Trad. Cristina Stummer. São Paulo: Augusto, 1995. 
DUFRESNE, Claude. A Magia da Imagem em Movimento. In: Revista História Viva, edição n° 15; pág. 72. 2005

Comentários