Asterix & Obelix Contra César

A RESISTÊNCIA DOS GAULESES NA FICÇÃO E NA REALIDADE


Asterix e Obelix são dois personagens conhecidos e adorados mundialmente. Criados por René Goscinny e Albert Urdezo em 1961, Asterix é um gaulês que ao tomar a poção mágica criada pelo druida Panoramix ganha grande força temporariamente. Obelix, melhor amigo de Asterix, quando criança caiu num caldeirão de poção mágica e ganhou força descomunal de forma permanente. Os dois personagens vivem numa pequena aldeia localizada na Gália, que no ano de 50 a.C., encontrava-se toda ocupada pelos romanos... toda? Não!
 
 
 Nos quadrinhos e no cinema
 
As histórias em quadrinhos criadas pela dupla Goscinny e Urdezo fazem referência as Guerras Gálicas que ocorreram entre 58 e 51 a.C., onde Júlio César conquistou todo o seu prestigio militar derrotando o último bastião de resistência ao domínio romano. No entanto, nas aventuras de Asterix e Obelix, uma pequena aldeia na Gália provoca derrotas humilhantes aos legionários de César impedindo a conquista romana.
 
Em 1999, Asterix ganha o seu primeiro filme em live action “Asterix & Obelix Contra César”, dirigido por Claude Zidi o filme foi um grande sucesso de público na França. Na trama, o governador romano Detritus (Roberto Benigni) tem a missão de arrecadar impostos dos gauleses, mas a aldeia onde vivem Asterix (Christian Clavier) e Obelix (Gérard Depardieu) recusa-se a pagar os impostos. Os soldados de Roma fazem de tudo para subjugar os tais gauleses, mas são constantemente humilhados pela formça descomunal de Asterix e Obelix.
 
 
Ao descobrir que a fonte da força dos gauleses é a poção mágica criada por Panoramix (Claude Piéplu), Detritus decide sequestrar o druida e apoderando-se da poção, assumir o lugar de Júlio César (Gottfried John) no comando. Na missão de resgate, Asterix e Obelix libertam Panoramix e mais um prisioneiro que é ninguém menos que Júlio César. 
 
“Asterix e Obelix Contra César” usa da ficção para contar a resistência que os gauleses infligiram sobre as regiões da Gália 50 anos antes do nascimento de Cristo. Como instrumento a ser usado pelo professor de História em sala de aula, o filme cria uma reflexão sobre o avanço do domínio romano e sobra a resistência que encontrava para consolidar o seu domínio. 
 
Na História
 
Segundo os registros históricos, em 59 a.C. Júlio César recebe a província da Gália Transalpina e da Ilíria para governar. A Gália Transalpina era uma região habitada por tribos célticas (gaulesas) que viviam em guerra. Tais tribos eram lideradas por chefes guerreiros, no entanto era comum que as tribos estabelecessem alianças temporárias entre si para enfrentar pressões externas. Diferente do que mostra o filme, houve situações onde as tribos gaulesas estabeleceram alianças temporárias com os romanos almejando ajuda militar.
 
Em 54 a.C., Júlio César vai ampliando o domínio romano sobre a Gália derrotando diversas tribos da região. Convém lembrar que as campanhas militares que César vai fazendo na Gália aperfeiçoam sua experiência militar e faz com que o exército que dispunha fosse mais leal a ele do que a própria república romana.
 
Entre 54 e 53 a.C., tribos belgas se revoltam e aniquilam uma coluna romana. Vercingetórix, líder dos avernos, reúne várias tribos da Gália e organiza um levante contra a presença romana. O líder celta soube habilmente evitar uma derrota em combate contra Júlio César, no entanto ao montar base na cidade de Alésia, Vercingetórix e seu exército foram cercados pelos romanos. Houve combates, mas ao final, os romanos derrotaram Vercingetórix que cavalgando foi até o acampamento onde se encontrava César e jogou suas armas a seus pés. 
 
Nas celebrações em homenagem a Júlio César em Roma, Vercingetórix, preso, foi exibido ao público e em seguida executado por estrangulamento.
 
"Asterix" ressalta a bravura e a resistência dos povos da Gália contra os romanos, que na ficção ganham a conotação do “mal” no maniqueísmo criado pelos autores. Os gauleses são os heróis, os antepassados do povo francês – repare as cores das calças de Asterix (vermelho) e Obelix (azul e branco) que são também as cores da bandeira francesa – e de forma humorada fazem referência ao passado, mas com um olhar marcado pelo presente em que foram criados. Ao professor cabe a missão de fazer a distinção entre esses tempos e mostrar como o cinema pode ser utilizado no ensino de História.
 


Comentários

  1. obrigada pala voça informação agora já posso fazer o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela VOÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇA informassao tbm

    ResponderExcluir

Postar um comentário