NOTÍCIA: E.T. - O EXTRATERRESTRE

"E.T. - O EXTRATERRESTRE" ERA UM FILME DE TERROR QUE VIROU UM CLÁSSICO SOBRE AMIZADE.




No dia 11 de junho de 1982, chegava aos cinemas um dos filmes mais inesquecíveis do diretor Steven Spielberg, E.T. – O Extraterrestre. Completando 30 anos em 2012 é interessante perceber como um filme pensado originalmente para ser um terror tornou-se um clássico sobre a amizade de um visitante de outro planeta com um garoto.

Inicialmente, o filme seria sobre alienígenas bem diferentes daquele que vemos no filme. Seria um grupo de alienígenas malignos. A produção do filme iniciou-se dessa forma tanto que Rick Baker, especialista em efeitos especiais em maquiagem, foi chamado para criar o visual dos alienígenas. Baker havia terminado seu trabalho em Um Lobisomem Americano em Londres quando foi trabalhar no novo filme de Spielberg.


Tudo estava pronto. Desde o roteiro a concepção dos alienígenas malignos criados por Rick Baker, mas Spielberg muda da de ideia e resolve apostar no extremo oposto: ao invés de um filme de terror, seu novo filme seria uma aventura familiar. Rick Baker não aceitou as sugestões de Spielberg que queria que todos os modelos criados fossem modificados. Baker, furioso, cancelou o contrato. Carlo Rambaldi foi chamado – ele já havia trabalhado com Spielberg em Contatos Imediatos do Terceiro Grau - e foi responsável por criar a criatura simpática de olhos esbugalhados.

  
A ideia do filme original que seria de uma família atormentada por alienígenas invasores foi adaptada e tornou-se Poltergeist, o Fenômeno, filme produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.

Lançado em 1982, E.T. – O Extraterrestre tornou-se um clássico instantâneo tornando-se a maior bilheteria da história do cinema na época. O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme e de melhor diretor, mas acabou perdendo para Gandhi, de Richard Attenborough.

Em 2002, o filme foi relançado ao cinema numa versão com cenas adicionadas, novos efeitos especiais e som remasterizado. Em entrevistas recentes, o diretor Steven Spielberg revelou estar arrependido das modificações que fez no filme para o relançamento em 2002, como  alterações de falas e ter tirado, digitalmente, as armas das mãos dos guardas e substituí-las por walkie-talkies. Spielberg afirmou que se sentiu mal, pois realizar tais alterações foi "como se tivesse roubado das pessoas que amam E.T. as suas memórias do filme".




O direto ainda revelou sua relação pessoal com o filme: "Meu filme favorito para fazer ET - O Extraterrestre. Mas por razões muito pessoais. Quanto estamos fazendo um filme nós formamos uma família, que é deixada para trás quando o filme acaba. Mas quando ET acabou eu percebi que gostava tanto de crianças que decidi ter meus próprios filhos. Hoje tenho sete - graças a ET!"

FONTE: Site Omelete.     

Comentários