Flor de Neve e o Leque Secreto

PASSADO E PRESENTE SE CONFUNDEM EM VALORES E TRADIÇÕES MILENARES


Flor de Neve e o Leque Secreto é um filme que nos transporta a dois momentos distintos da história chinesa. Através do olhar feminino, imergimos num universo de tradições e valores que resistem em não mudar num mundo marcado por intensas transformações.
O enredo de Flor de Neve e o Leque Secreto começa na China contemporânea contando a história de Nina (Bingbing Li) e Sophia (Gianna Jun). Após sofrer um acidente, Sophia vai parar no hospital e fica internada em estado de coma. Nina, que não via a amiga há alguns meses recebe a notícia e decide tomar conta de Sophia, renegando as oportunidades de trabalho que haviam sido oferecidas naquele momento. Tal atitude de Nina começa a fazer a sentido quando somos transportados ao passado, onde as duas amigas eram apenas adolescentes.

Na juventude, Nina e Sophia revivem uma antiga tradição chinesa: o “laotong”, um tipo de pacto de amizade eterno firmado entre as mulheres, tornando-as irmãs. E na busca de Nina em saber o que havia acontecido com Sophia nos últimos meses, mergulhamos junto com ela nas raízes do “laotong” e de uma sociedade regida por tradições milenares como a chinesa.



Na China do século XIX, ainda sobre a Dinastia Qing (1644-1912), o “laotong” é uma tradição imposta às mulheres desde a infância. Uma esposa perfeita era preparada desde criança e a marca que exteriorizava essa perfeição feminina era o achatamento dos pés, amarrando-os com extrema força e pressão.
Flor de Neve e Lírio, ambas interpretadas pelas mesmas atrizes que fazem Nina e Sophia, acabam se conhecendo através do “laotong” e firmam um leal sentimento de amizade e devoção uma a outra. Mesmo tendo seus destinos separados e suas vidas completamente mudadas após o casamento, Flor de Neve e Lírio mantêm os laços de amizades enviando leques uma à outra contendo mensagens em códigos que só as duas podem decifrar.




O filme cria uma oportunidade ótima de refletirmos sobre o universo feminino numa sociedade marcada por tradições antigas como a chinesa, no entanto Flor de Neve e o Leque Secreto possui esse potencial que é pouco explorado. As imagens nos ajudam a aprofundar uma análise que busque entender o papel das mulheres nos dois contextos distintos da sociedade chinesa por mais que o filme não tenha a pretensão de tal profundidade. O universo das mulheres é marcado por mudanças e permanências e em alguns momentos Flor de Neve e o Leque Secreto evidencia tais situações.
Na China do século XIX, o papel da mulher fica definido como alguém destinado ao trabalho e a obediência. Alguém a estar ao lado do marido sempre, mas não tendo o direito de interferir em nem opinar sobre as atividades que o cônjuge desenvolve. Na China contemporânea, a mulher desfruta de oportunidades jamais imaginadas por uma mulher chinesa do século XIX. Nina trabalha em uma grande empresa e recebe a oportunidade de possuir um cargo importante abrindo uma filial em Nova York.


Mesmo com mais liberdade, a mulher da China contemporânea ainda encontra obstáculos. A sociedade chinesa mudou, mas alguns valores parecem ser os mesmos. Ainda cabe a mulher um papel a sombra do homem. Sua vida ainda parece controlada sendo ditado o que fazer e o que não fazer.
O problema em Flor de Neve e o Leque Secreto são os vários eixos narrativos entrecortados durante o filme através de “flashbacks”. O filme é um constante vai e vem da atualidade ao passado deixando a narrativa às vezes confusa, apesar da história simples. O filme é um “made in China” muito americanizado não surpreendendo a participação sem destaque do ator Hugh Jackman como um ex-namorado de Sophia.


Apesar de não trazer muitas originalidades, Flor de Neve e o Leque Secreto torna-se um filme interessante por lidar com um universo cultural pouco conhecido no ocidente e protagonizar personagens femininos trabalhando suas angústias, desejos e felicidades numa história de amizade, sentimento esse que permanece intacto em tradições como o “laotong”.
Diretor: Wayne Wang
Elenco: Bingbing Li, Gianna Jun, Vivian Wu, Hugh Jackman, Archie Kao, Wu Jiang, Angela Evans
Produção: Wendi Murdoch, Florence Sloan
Roteiro: Angela Workman, Ronald Bass, Michael Ray
Fotografia: Richard Wong
Trilha Sonora: Rachel Portman
Duração: 107 min.
Ano: 2011
País: China/ Estados Unidos
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: IDG China Media
Classificação: 12 anos
     


Comentários