PESQUISADORES DESCOBREM UM CALENDÁRIO MAIA MAIS ANTIGO E DESMONTAM A TESE DO FIM DO MUNDO

A descoberta de um calendário maia na Guatemala desmonta a teoria de que o fim do mundo seria em 2012, anunciaram pesquisadores dos Estados Unidos nesta última quinta-feira. O documento histórico, pintado nas paredes de uma pequena habitação na cidade de Xultún, é o mais antigo até o momento, datado do século IX.  O trabalho sobre a descoberta foi publicado nesta sexta-feira pela revista Science.

De acordo com a equipe envolvida, o calendário documenta ciclos lunares e até planetários. Em vez dos 13 ciclos do calendário maia que anunciava o fim do mundo, este traz 17 "baktun", portanto, o calendário maia continuará com seus ciclos por mais milhões de anos, destacam os pesquisadores. Glifos e símbolos semelhantes a este calendário descoberto foram encontrados apenas no Códice de Dresden, que os maias escreveram séculos mais tarde.

A pintura também contém cálculos que correspondem ao ciclo lunar, enquanto os hieróglifos poderiam estar relacionados com os ciclos de Marte, Mercúrio e, supostamente, Vênus. Os pesquisadores acreditam que, em vez do fim do mundo, o objetivo dos maias em produzir estes calendários seria o de buscar a harmonia entre as mudanças celestes e os rituais sagrados. Especula-se ainda que a casa em que a pintura foi feita poderia servir como lugar de reunião de astrônomos, sacerdotes e autoridades.

Os pesquisadores, contudo, enfatizam que ainda há muito o que ser investigado em Xultún e que novas teorias sobre a sociedade maia poderão ser elaboradas. O que significa que esta cidade, descoberta em 1915, ainda guarda muitos segredos a serem decifrados.

FONTE: seuhistory.com

Comentários