Person Of Interest

SÉRIE DE TV REFLETE A ATMOSFERA DE VIGILÂNCIA AO EXTREMO NOS ESTADOS UNIDOS APÓS OS ATENTADOS TERRORISTAS DE 11 DE SETEMBRO.






“Person Of Interest” é uma série dramática do canal CBS que mostra a cruzada de dois homens na tentativa heróica de fazer a diferença na vida de pessoas consideradas insignificantes para o governo. Harold Finch (Michael Emerson) é um bilionário, gênio da informática e criador de uma máquina capaz de identificar pessoas ligadas a futuros crimes violentos. Para executar seus planos, Finch contrata John Reese (Jim Caviezel), um ex-militar e agente da CIA dado como morto. Juntos, Finch e Reese formam a clássica dupla “cérebro e músculos” respectivamente e lutam para impedir crimes em Nova York.

Harold Finch (Michael Emerson)

Nos episódios vemos Reese atuando como uma espécie de justiceiro tentando impedir os crimes e salvar as pessoas indicadas pela máquina. No entanto as ações de Reese chamam a atenção da detetive Joss Carter (Taraji. P. Henson) que tenta prendê-lo a todo custo. A identidade de John Reese torna-se um grande mistério para Carter durante a série tanto que Reese fica conhecido apenas como “homem de terno”.


John Reese (Jim Caviezel)

A fim de realizar seus objetivos, John Reese “contrata” o detetive Lionel Fusco (Kevin Chapman), um policial corrupto, mas que poderá ser o informante ideal que Reese almeja. Afinal de contas, Reese atua acima da lei e precisa de informações do submundo do crime em alguns casos.

Joss Carter (Taraji P. Henson)
Lionel Fusco (Kevin Chapman)

Harold Finch utiliza de toda a tecnologia disponível para seguir os passos das pessoas apontadas pela máquina. Câmeras de vigilância de ruas e do interior de prédios, escutas telefônicas e acesso a celulares e computadores alheios. Ninguém fica imune a vigilância da máquina de Finch. Durante a série, a máquina é, às vezes, mencionada numa aura “sobrenatural”, como um “deus” que vigia a todos e pronto para condenar aquele que mostra conduta suspeita.

A primeira vista, a premissa de “Person Of Interest” lembra o filme “Minority Report” (2002), onde crimes podiam ser previstos e impedidos previamente. No entanto a semelhança para por aí. A série criada por Jonathan Nolan – roteirista de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” – e produzida por J. J. Abrams (Lost) cria questões que envolvem desde invasão de privacidade a política de combate ao terrorismo.

“Person Of Interest” é uma série que evidencia o contexto contemporâneo dos Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001. Além do mais, foi o atentado terrorista que motivou Finch e um amigo a criarem a máquina e vendê-la ao governo americano. Mas a que preço Finch busca salvar a vida das pessoas apontadas pela máquina? Justificam-se as invasões de privacidade, hackeando celulares, notebooks de pessoas comuns e arquivos secretos do governo? Tais questões não são ficcionais lembrando que o governo Bush agiu de forma semelhante após os atentados terroristas de 2001. O presidente George W. Bush assinou a “lei antiterrorismo” que permitia ao governo monitorar mensagens pela internet de pessoas suspeitas em busca de qualquer vestígio de atividade terrorista.



A relação entre os personagens é envolta numa aura de desconfiança. Nem mesmo entre Reese e Finch existe um laço verdadeiro. Esse aspecto nos mostra uma atmosfera de paranóia e desconfiança que se instaurou nos Estados Unidos após os atentados terroristas contra as Torres Gêmeas em 2001. Qualquer um passa a ser suspeito merecendo ter seus passos vigiados.

A série também aborda o excesso de vigilância pela qual o homem comum está exposto nos dias de hoje. Tal vigilância não revela o clima de desconfiança que vivemos nos dias de hoje? As câmeras estão em todos os lugares, dentro e fora de casa. Vivemos numa espécie de “Big Brother”, onde somos vigiados e não temos noção disso. “Person Of Interest” não lida com essas questões de forma tão direta, mas mostra como o uso de informações sigilosas e a invasão de privacidade poderia acontecer ou, quem sabe, como está acontecendo.

O primeiro episódio de “Person Of Interest” foi exibido em 22 de setembro de 2011 e teve seu “season finale” exibido no dia 17 de maio de 2012. Nos 23 episódios dessa temporada, acompanhamos a cada semana um caso diferente e por incrível que pareça, a série não se tornou cansativa.

  
A máquina desenvolvida por Finch capaz de prevê crimes violentos tem uma falha: apesar de identificar pessoas envolvidas ao crime através do número do CPF, a máquina não diz se a pessoa identificada é a vítima, a causadora ou apenas uma testemunha. Mas esse problema da máquina é responsável pelas reviravoltas no enredo dos episódios, pois por mais previsível que possa parecer a situação, tudo pode mudar rendendo surpresas de tirar o fôlego e aumentar o interesse pela série.

A segunda temporada de “Person Of Interest” foi confirmada, ou seja, teremos mais episódios tensos, cheios de ação e mistérios, então se você ainda não assistiu a série, corra e assista. Você nunca mais olhará uma câmera de vigilância como antes.



Confira abaixo um vídeo que contém uma prévia da primeira temporada da série:

    

Comentários