"BIBLIOTECA FAZENDO HISTÓRIA" REÚNE PESQUISADORES PARA CONVERSA SOBRE A PRINCESA ISABEL

“Princesa Isabel: a redentora de carne e osso” é o tema do próximo Biblioteca Fazendo História, que ocorre na próxima terça, dia 15, às 16h, na Biblioteca Nacional. O evento gratuito que todo mês discute algum tema abordado na edição corrente da Revista de História vai trazer à mesa de discussão desta vez os pesquisadores Robert Daibert Júnior, professor da UFJF, e Maria de Fátima Argon, ligada ao Museu Imperial de Petrópolis.

Daibert Júnior é autor do livro “Isabel, a ‘redentora’ dos escravos: Uma história da princesa entre olhares negros e brancos” e, no encontro, vai mergulhar nos meandros que envolveram a formação da princesa desde sua infância, passando pelo casamento e por suas regências. Argon, por sua vez, é estudiosa de retratos fotográficos de D. Isabel e vai trazer à BN um pouco do que sabe sobre o acervo de objetos da monarquia brasileira, pertencente hoje ao MIP.


Não há necessidade de inscrição prévia para assistir ao BFH. A presença no evento dá ainda direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

O Auditório Machado de Assis fica na sede da Fundação Biblioteca Nacional: Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro. Informações: (21) 2220-4300.

FONTE: revistadehistoria.com.br

Comentários