Cavalo de Guerra


Steven Spielberg é um diretor que já realizou diversas produções em diferentes gêneros do cinema, do suspense ao drama, do drama a animação, porém não devemos esquecer que um dos gêneros que parece mais atrair o diretor são os filmes de guerra. A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan mostram o interesse de Spielberg pela Segunda Guerra Mundial – além desses filmes, Spielberg ainda é produtor das séries Band Of Brother e The Pacifc, ambas do canal HBO e baseadas em fatos reais; idealizador da série de jogos de vídeo-game Medal Of Honor e ainda criou a Fundação Shoah que documenta depoimentos dos sobreviventes do Holocausto.

No entanto, o mais recente trabalho do diretor para o cinema ambienta-se na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Cavalo de Guerra, baseado no livro infantil de Michael Mopurgo, mostra a jornada de Joey, o cavalo herói do filme, pela Europa em guerra.


Joey é um cavalo que foi comprado pelos Narracots e forja uma verdadeira amizade com Albert Narracot, no entanto com a eclosão da Primeira Guerra Mundial o destino separa os amigos. Joey é vendido para o Capitão Nicholls e enviado para a França. Passa por batalhas terríveis e, capturado pelos alemães, Joey enfrenta com força e coragem todos os desafios que lhe são imputados. Tempos depois, Albert entra na guerra e não se esquece de encontrar o amigo que pode estar em algum lugar nos campos de batalha.

Cavalo de Guerra acima de tudo é uma história sobre a amizade. Uma amizade forjada entre o homem e seu animal e os laços que os unem mesmo em situações adversas como uma guerra. Spielberg faz um trabalho tecnicamente belo com uma recriação artística primorosa dos campos de batalha durante a Grande Guerra.

Apesar de não se aprofundar em questões históricas – apenas ambienta as ações dos personagens no contexto histórico – o filme de Spielberg traz imagens poderosas e momentos primorosos que valem à pena ser destacados.

Spielberg usa e abusa da fotografia criando belas cenas das paisagens rurais da Europa. Esse tipo de ambientação marca a primeira parte do filme que contrasta com as paisagens durante a guerra que são mais escuras. Com isso deixa bem claro que a guerra é transformadora e não trás benefícios para os lados em conflito.


Em Cavalo de Guerra, o diretor mostra as condições que os cavalos passaram durante a Primeira Guerra Mundial. O conflito que durou quatro anos foi marcado pelo uso da cavalaria nas linhas de frente, mas com o término da guerra, percebeu-se que os conflitos armados tinham evoluído. Os tanques substituíram os cavalos em táticas de choque.

Os cavalos desempenharam um papel importante durante a Primeira Guerra Mundial, estiveram em todos os grandes conflitos e também eram usados para o transporte de equipamentos. Os animais foram usados pelos exércitos da Alemanha, Áustria-Hungria, Reino Unido, Rússia e pelo Império Otomano.

Os cavalos sofriam também nos campos cheios de lama, ficavam atolados com o excesso de peso que carregavam e morriam naquela situação. Estima-se que mais de oito milhões de cavalos morreram nos campos de batalha, ainda que muitos tenham morrido por exposição ao tempo, doença e fome.

Além da emocionante trajetória de Joey pela Europa dizimada pela guerra, o filme traz ambientes recriados com esmero. Os campos de batalha sujos e cheios de entulho, rasgados por disparos de bombas e cortados por arames-farpados – uma das cenas mais emocionantes acontecem nessa ambientação.

Além disso, são recriadas com rigor um dos elementos que marcaria o conflito: as trincheiras. Com uma fotografia quase claustrofóbica, as trincheiras são mostradas como espaços táticos e de refúgio. Sem nenhuma higienização, a presença de ratos era uma constante. Por um longo período da guerra, os soldados de ambos os lados envolvidos no conflito ficaram um longo tempo imobilizados nas trincheiras.

Em Cavalo de Guerra, Spielberg emociona. A história de amizade entre Joey e Albert é carregada de ações desafiadoras, mas que unem os personagens, além disso, o diretor ainda faz sua critica a guerra e mostra que esse tipo de conflito não é a única saída para as desavenças deflagradas pelos homens. Assista ao filme e repare na cena em que Joey, preso por arames-farpados na "Terra de Ninguém" (espaço entre as trincheiras inimigas), é socorrido por dois soldados, sendo eles de lados opostos. O diálogo entre os dois nos fazem refletir sobre o quanto as guerras são ao mesmo tempo humanas e desumanas.

Título Original: War Horse
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Tom Hiddleston, David Thewlis, Emily Watson, Benedict Cumberbatch, Toby Kebbell, Peter Mullan, David Kross, Eddie Marsan, Geoff Bell, Niels Arestrup
Produção: Kathleen Kennedy, Steven Spielberg
Roteiro: Lee Hall, Richard Curtis, baseado no livro de Michael Morpurgo
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 145 min.
Ano: 2011
País: EUA/ Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Estúdio: DreamWorks SKG / Amblin Entertainment / Touchstone Pictures / Reliance Entertainment / The Kennedy/ Marshall Company
Classificação: 12 anos

Comentários