Moça Com Brinco de Pérola


A linguagem cinematográfica é bem mais complexa do que podemos imaginar. Muitas vezes um filme diz muita mais daquilo que podemos ver. Ao nos prendermos aos fatos narrados, a ação executada e a performance dos atores, deixamos de dar atenção a elementos básicos do cinema que são essenciais a sua linguagem como a música, montagem, figurino, iluminação, fotografia e produção de arte. Há casos em que filmes se destacam muito em função de suas características técnicas tornando-se grandes obras cinematográficas. Este é o caso de Moça Com Brinco de Pérola, de Petter Webber que recria belamente o clima renascentista da Holanda no século XVII.

Moça Com Brinco de Pérola, baseado no Best-seller homônimo de Tracy Chavelier, conta a história de Griet (Scarlett Johansson), uma jovem de 16 anos que vai trabalhar na casa de Johannes Veermer (Colin Firth). Durante sua estada na casa do pintor renascentista, Griet torna-se a musa inspiradora de uma das mais famosas pinturas da história: "Moça Com Brinco de Pérola".


Os detalhes técnicos do filme recriam de forma única a Holanda do século XVII transformando muitas cenas em verdadeiras obras de artes renascentistas. Claro que tal efeito só foi possível com um trabalho apurado de uma excelente fotografia de Eduardo Serra e da direção de arte de Christina Schaffer.

Além de contar com excelência técnica, Moça Com Brinco de Pérola possui um roteiro coeso e o filme não apela para um drama carregado e nem abusa de clichês, apesar de utilizá-los.

O livro de Tracy Chavalier, o qual serviu de inspiração ao filme, cria uma história ficctícia sobre Johannes Veermer, pintor holandês renascentista que viveu entre 1632 e 1675. Historicamente, pouco sabe-se sobre Veermer. O pintor nasceu em Delf, na Holanda e aos vinte anos casou-se com uma jovem rica, Catarina. As lacunas históricas serviram de inspiração a Tracy Chavelier criar um enredo que mostra a criação do quadro "Moça Com Brinco de Pérola".

O filme de Peter Webber é bastante fiel ao livro e aborda algumas questões de interesse histórico.

O filme ao tratar de um dos principais pintores renascentistas holandeses mostra a pprática do mecenato (os mecenas eram financiadores de grandes trabalhos artísticos como pinturas, esculturas ou textos literários), que em alguns casos se mostrariam relações difíceis devido as personalidades temperamentais dos gênios artísticos.

A produção de Peter Webber mostra os hábitos holandeses do século XVII. A recriação dos cômodos da casa nos mostra como viviam seus habitantes e o local de cada morador na residência, evidenciando seus papéis sociais. Questões religiosas e econômicas também são ressaltadas no filme.

Destaque também tem que ser dado a iluminação do filme que faz recriar nas telas verdadeiras obras renascentistas explorando os contornos de sombra e luz, características exploradas pelos artistas da época.

Moça Com Brinco de Pérola é um filme imperdível para quem gosta de cinema e uma excelente obra cinematográfica para quem aprecia filmes com uma soberba direção de arte, iluminação e fotografia. O enredo que ressalta questões históricas ligadas ao Renascimento deixa o filme mais rico tornando-se uma dica obrigatória do blog Cinema & História.

título original:Girl with a Pearl Earring
gênero:Drama
duração:1 hr 35 min
ano de lançamento: 2003
estúdio: Archer Street Productions / Delux Productions / Film Fund Luxembourg / Pathé Pictures Ltd. / UK Film Council / Wild Bear Films
distribuidora: Lions Gate Films Inc.
direção: Peter Webber
roteiro: Olivia Hetreed, baseado em livro de Tracy Chevalier
produção: Andy Paterson e Anand Tucker
música: Alexandre Desplat
fotografia: Eduardo Serra
direção de arte: Christina Schaffer
figurino: Dien van Straalen

Comentários