The Kennedys


Produzida pelo History Channel, a série de TV dividida em oito partes busca apresentar os membros da família Kennedy por trás do mito, levantando questões polêmicas como escândalos sexuais, envolvimento com a máfia e a busca pelo poder acima de tudo. No entanto mesmo antes de ir ao ar, a série sofreu diversas críticas e até pressão de membros da família Kennedy para que não fosse exibida.

The Kennedys é produzida por Joel Surnow e dirigida por Jon Cassar. Possui no seu elenco grandes astros conhecidos: Greg Kinnear (John F. Kennedy), Katie Holmes (Jacqueline Kennedy), Berry Pepper (Robert “Bobby” F. Kennedy), Tom Wilkinson (Joseph P. Kennedy) e Charlote Hardcastle (Rose Kennedy).


A série foi uma tentativa do canal americano History Channel em investir na dramaturgia, no entanto o próprio canal cancelou a estreia da série, programada para janeiro de 2011, afirmando que o programa não possuía o mesmo caráter documental das suas séries exibidas. Outras emissoras recusaram-na, mas com os direitos de exibição comprados pelo canal ReelzChannel, The Kennedys estreou em abril do mesmo ano.

Começando com a campanha presidencial de John F. Kennedy em 1960, a série é recortada por flashbacks que vão mostrando o caráter dos membros da família Kennedy. O patriarca da família, Joseph P. Kennedy Sr., é homem que busca o poder acima de tudo e para tudo a um preço, inclusive as pessoas. “Aqui não queremos perdedores. Nesta família queremos vencedores”, dizia Joe Kennedy, como também era conhecido. Tinha como ambição a presidência dos Estados Unidos, no entanto seu modo pacificador durante a Segunda Guerra e até sua simpatia ao III Reich de Hitler derrubaram seus planos. Coube então ao seu filho mais velho dar continuidade aos planos, mas o avião de Joseph P. Kennedy Jr. caiu sobre a Inglaterra causando sua morte.

Quem pensou que Joseph P. Kennedy havia desistido do sonho de levar o clã familiar ao poder máximo estava enganado. Caiu sobre os ombros do frágil John F. Kennedy a responsabilidade de levar o nome da família a Casa Branca. A candidatura de JFK a presidência dos Estados Unidos é apenas um dos momentos destacados pela série. O programa polemiza ao mostrar os casos amorosos – leia-se também “escândalos sexuais” – de Joe Kennedy e John Kennedy, as ligações da família Kennedy com a máfia de Chicago que tinha como intermediário Frank Sinatra e o uso abusivo de medicamentos que fazia Jacqueline Kennedy.

A série não foca tanto nos acontecimentos políticos, mas sim nas relações familiares, criando uma atmosfera dramática, no entanto é interessante perceber de qual maneira a série vai conduzindo os personagens nesses momentos que definiram o rumo dos Kennedys no poder e o próprio rumo dos Estados Unidos.

Em cada episódio adentramos em momentos significativos da família Kennedy. Confira a sinopse de cada parte:

Episódio 1
É véspera da eleição presidencial de 1960 e John F. Kennedy está pronto para se tornar o homem mais jovem já eleito para o cargo de Presidente. Enquanto isso, mesmo estando grávida, Jackie enfrenta a imprensa.

Episódio 2
Na manhã da eleição presidencial de 1960, Joe Sr. continua trabalhando para garantir a vitória de Jack. Bobby, que foi obrigado por seu pai a trabalhar na campanha de Jack como manager, sofre com a ira de seu pai por causa de seu retorno.

Episódio 3
Jack e Bobby tentam convencer seu pai de que nomear Bobby como Procurador Geral é um grande erro, mas Joe Sr. insiste que é necessário manter alguém totalmente leal ao lado de Jack. Tal indicação provoca a ira do chefe do FBI, John Edgar Hoover.

Episódio 4
Em agosto de 1961, os russos colocam suas tropas em Berlim, e apesar de suas intenções não serem claras, JFK se prepara para uma possível tomada da cidade por parte de Khrushchev. É o início da construção do Muro de Berlim.

Episódio 5
Em casa, e com pouco para fazer, Joe Sr. se sente inútil pela primeira vez em sua vida; Rose por sua vez está chateada porque sente que seus filhos abandonaram o pai. Enquanto isso, no Departamento de Justiça, Bobby decide colocar cargas extras sobre Sam Giancana, mas sente o peso da pressão e acaba levando seus problemas para casa. Frank Sinatra se encontra numa posição difícil quando Joe Kennedy Sr. culpa o cantor por ligá-lo a mafiosos.

Episódio 6
Outubro de 1962: Durante um concerto de música clássica na Ala Leste, Jack diz a Jackie que precisam dele na sala Oval. Em vez disso, se dirige ao teatro da Casa Branca para uma reunião com Mary Meyer, sua amante. Ao saber disso Jackie, humilhada e furiosa, decide abandonar seu marido, levando com ela seus filhos. Com seu casamento por um fio, Jack tem que se ocupar com a iminente crise do Caribe. Uma guerra nuclear torna-se iminente quando a URSS resolve instalar mísseis na ilha de Cuba.

Episódio 7
Voltando a agosto de 1963: John e Jackie, que está grávida, caminham por Hyannis Port discutindo nomes para o bebê. Alguns dias depois, Jackie entra em trabalho de parto, mas por causa de algumas complicações o bebê morre ao nascer. Jack e Jackie criam um laço muito forte, unidos pela dor da perda.

Episódio 8
25 de Novembro de 1963: A nação observa enquanto enterram John F. Kennedy no Cemitério Nacional de Arlington. Bobby cai em uma total e debilitante depressão, que nasce da suspeita de que foram suas ações, relacionadas a Castro e à Máfia.


The Kennedys ganhou 4 prêmios Emmy, Greg Kinnear foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor ator em série dramática e Jon Cassar também ganhou como melhor diretor pelo Sindicato dos Diretores de Hollywood. Diferentemente do que aconteceu nos Estados Unidos, a série foi exibida pela primeira vez aqui no Brasil pelo canal History Channel tendo sua estreia no dia 3 de julho de 2011.

Comentários