O Patriota


Quando Rolland Emmerich não tenta destruir o mundo em filme como Independence Day, O Dia Depois de Amanhã e 2012 ele tenta em recriar épicos históricos como em 10.000 A.C. e O Patriota. Apesar de alguns percalços, Emmerich consegue ser mais feliz “destruindo o mundo”.

Apelando de todos os clichês possíveis, o diretor alemão, junto com o astro Mel Gibson, conta a história do ex-herói de guerra Benjamin Martin, que apesar de ter renunciado lutar novamente, não vê outra saída a não ser se armar e lutar contra os britânicos que ameaçam a vida de sua família. Tudo isso no contexto da guerra de independência dos Estados Unidos em 1776.


O processo de independência dos Estados Unidos, ou das 13 Colônias, é conteúdo abordado no 8º ano do ensino fundamental. A luta dos colonos norte-americanos pela sua independência é movida pela forte opressão tributária e proibições que a coroa britânica infligia. Após a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra criou uma série de leis, como a Lei do Açúcar (1764), Lei do Selo (1765), os Atos de Townshend, que procuravam limitar e mesmo impedir que os americanos continuassem suas relações comerciais com outras regiões que não a Inglaterra e a Lei do Chá (1765), esta responsável pelo tão famoso episódio do Boston Tea Party, onde 150 colonos disfarçados de índios Mohawk invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram chá no mar.

Em resposta, a Inglaterra decretou em 1774 as Leis Intoleráveis que ordenava o fechamento do porto de Boston, a ocupação de Massachusetts pelo Exército inglês e o julgamento dos colonos rebelados por tribunais ingleses. Em resposta, os representantes das 13 Colônias se reuniram no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, onde escreveram ao rei e ao Parlamento inglês contra as Leis.

A coroa britânica reage ao manifesto destruindo um depósito de armas dos colonos, estes revidam dando inicio a Batalha de Lexington (1775), a primeira da guerra de independência.

Os colonos se reúnem mais uma vez no Segundo Congresso Continental da Filadélfia, onde decidiu-se pela separação, conclamando os colonos a guerra e nomeando George Washington comandante das tropas norte-americanas.

Em 4 de julho de 1776 estava pronta a Declaração da Independência, autoria de Thomas Jefferson. Esse documento declarava que as 13 Colônias da América estavam independentes do Reino Unido. Apesar de não estarem independentes nessa data, o 4 de julho foi escolhida como data da independência por ter sido nesse dia assinado a declaração.

A guerra se estendeu até 1783, quando com a ajuda dos franceses, os norte-americanos conseguiram derrotar o exercito britânico. Nesse mesmo ano, a Inglaterra reconheceu a independência das 13 Colônias pelo Tratado de Versalhes.

Nesse contexto, onde o sentimento patriótico é latente, Rolland Emmerich eleva tal sentimento à enésima potência, não é à toa o título do filme. Dois dos filhos de Benjamin Martin – Thomas e Gabriel – movidos por esse sentimento resolvem se alistar no exercito americano, para desagrado do pai. Numa análise do filme não podemos deixar de perceber esse tipo de exaltação que não é ingênua, como na cena em que Mel Gibson surge empunhando a bandeira dos Estados Unidos na batalha final.

Os clichês, tão presentes nos filmes Emmerich, é um ponto de discussão interessante para se fazer relações entre o cinema e a História: como a figura do herói perfeito encarnado por Gibson que só resolve se envolver na luta por motivos sentimentais, no caso proteger a família; o maniqueísmo, que deve ser evitado em análises históricas, mas que numa trama cinematográfica é quase inevitável, aqui os britânicos são os vilões terríveis; e a luta final do “bem contra o mal”.

Mesmo assim, O Patriota não é um filme ruim, pelo contrário, Rolland Emmerich é conhecedor de técnicas cinematográficas que dão agilidade a trama, apelando mais uma vez a clichês – já está se tornando clichê dizer que os filmes de Emmerich são clichês – o filme nos emociona em certos momentos como a cena da garotinha de cinco anos chorando para o pai não ir à guerra. O filme fornece o suporte para se discutir as batalhas de independência dos Estados Unidos além de se fazer uma reflexão sobre o sentimento patriótico presente na obra.

título original:The Patriot
gênero:Drama
duração:2 hr 44 min
ano de lançamento: 2000
stúdio: Mutual Film Company / Centropolis Entertainment
distribuidora: Columbia TriStar / Sony Pictures Entertainment
direção: Roland Emmerich
roteiro: Robert Rodat
produção: Dean Devlin, Mark Gordon e Gary Levinsohn
música: John Williams
fotografia: Caleb Deschanael
direção de arte: Barry Chusid
figurino: Deborah Lynn Scott

Comentários