Fúria de Titãs


Filmes sobre a mitologia grega existem aos montes na história do cinema. Alguns interessantes e outros nem tanto. Recentemente alguns filmes procuram reviver esse gênero de filme no cinema através de 300 ou Peter Jackson e o Ladrão de Raios. Outro filme que narra os feitos épicos de grandes heróis da mitologia grega é Fúria de Titãs (2009) de Louis Leterrier.

Essa versão é uma refilmagem do original de 1961 que conta a história de Perseu, filho de Zeus. Abusando de efeitos visuais, o filme explora o fantástico das histórias mitológicas onde deuses e mortais chegam a se equivaler em seus defeitos e qualidades.


Em Fúria de Titãs os homens provocam uma guerra com os deuses. Esta guerra é fomentada ainda mais por Hades que procura usurpar o trono do seu irmão, Zeus. O deus dos deuses então dá um prazo aos humanos que se arrependam de suas ações e passem a venerar os deuses ou terão que sofrer as consequências de sua fúria.

Hades propõe que um sacrifício seja feito: Andrômeda, filha do rei de Argos é oferecida ao monstro Kraken para que a ira dos deuses seja aplacada.

Perseu, que teve sua família morta pelo deus Hades, lidera um grupo para derrotar o monstro enviado para destruir Argos. Na sua jornada, Perseu enfrenta demônios, monstros, as Parcas e a górgona Medusa.

Uma atividade interessante que pode ser feita utilizando essa versão de Fúria de Titãs é fazer uma comparação com os textos mitológicos originais. O professor pode sugerir que uma pesquisa seja feita antes da exibição do filme, pois conhecendo as versões mitológicas fica mais fácil perceber o que foi aproveitado na versão cinematográfica.
Quais os personagens que aparecem nos textos originais e que não aparecem no filme e vice-versa. Como os deuses são representados e se suas ações são coerentes com a própria mitologia são algumas das questões que devem ser feitas após a exibição do filme. Um trabalho pode ser desenvolvido pedindo aos alunos que escolham uma cena e comparem a mesma com a pesquisa desenvolvida.

Uma discussão também pode ser feita na escolha do monstro enviado para destruir Argos. Nos textos mitológicos o mostro enviado foi Cetus, enquanto que no filme foi o Kraken.

O professor deve fazer uma pesquisa antes sobre o filme, levando em consideração que Fúria de Titãs foi considerado um dos piores filmes de 2010. Com essa informação pode até ser trabalhado entre os alunos se a adaptação do enredo teria contribuído para o fracasso do filme.

título original:Clash of the Titans
gênero:Épico
duração:1 hr 58 min
ano de lançamento: 2010
estúdio: Warner Bros. Pictures / Legendary Pictures | Thunder Road Film / The Zanuck Company
distribuidora: Warner Bros. Pictures
direção: Louis Leterrier
roteiro: Travis Beacham, Phil Hay e Matt Manfredi, baseado em roteiro de Beverley Cross
produção: Kevin De La Noy e Basil Iwanyk
música: Stephen Coleman

Comentários