Flyboys


É notório que a grande produção cinematográfica, em filmes de guerra, quase sempre aborda eventos da Segunda Guerra Mundial. Baseado em fatos reais ou tendo seus eventos como pano de fundo para ficções, o conflito que marcou o mundo de 1939 a 1945 enche não somente prateleiras de filmes, mas também inúmeros livros, séries de TV, vídeos-game e outras mídias que exploram o conflito. Por isso que às vezes deve se olhar com atenção aos filmes que tem como contexto a Primeira Guerra Mundial.

Nesse texto quero me ater aos filmes que contaram um episodio em particular da Grande Guerra: a história da Esquadrilha Lafayette, o esquadrão aéreo formado por voluntários americanos em 1916.


Diversos filmes já retrataram a história da esquadrilha Lafayette. Em 1928, William A. Wellman dirigiu A Legião dos Condenados; Esquadrilha Lafayette, de 1958, filme estrelado por Tab Hunter e Clint Eastwood; e em 2006, Flyboys de Tony Bill, no qual analisaremos com mais atenção.

FlyBoys nos mostra um grupo de voluntários norte-americanos que resolve se envolver na Primeira Guerra Mundial muito antes do próprio Estados Unidos se envolver no conflito. A nação americana mantém uma posição de neutralidade apenas quebrada em 1917.

Esses jovens chegam à França em 1916 para aprenderem pilotar aviões, então usado como arma de guerra. Esse grupo é formado por indivíduos bastante distintos: um rapaz negro em busca de respeitabilidade, um filho de pai rico forçado por esta a participar da guerra, um rapaz que foge dos EUA por ter cometido um crime, entre outros. O filme explora a relação entre esses jovens no conflito. Tony Bill também desenvolve um romance com o personagem principal, interpretado por James Franco, entre uma moradora francesa perto da base.

O filme não explora a fundo os fatos, apenas busca um pano de fundo para desenvolver um drama que envolve a coragem desses jovens, seus desejos e seus sonhos. No entanto Flyboys nos oferece imagens surpreendentes dos conflitos aéreos que podem servir como ponto de partida para um estudo sobre a Esquadrilha Lafayette.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi disputada em três frentes principais: França, Europa Oriental e África. Esse conflito foi marcado pelas disputas imperiais das nações européias e teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando no dia 28 de junho de 1914.

Enquanto as potencias européias, França, Inglaterra e Alemanha, entraram em conflito direto. Os Estados Unidos adotou uma política de neutralidade, pois acreditava-se que a manifestação por um dos lados levaria a uma divisão da sociedade americana. E durante três anos, esse foi o posicionamento dos Estados Unidos apesar de todo o apelo feito pela França e Inglaterra denunciando as atrocidades alemãs cometidas contra civis.

Apesar da neutralidade assumida pelos Estados Unidos, isso não impediu que muitos norte-americanos fossem para o exterior e se envolvessem no conflito. Muitos americanos ofereceram sua disponibilidade aos ingleses e franceses. Esses voluntários, na maioria pilotos, serviram na Royal Flying Corps, Royal Naval Air Service e Força Aérea Real e uma pequena parte deles atuou junto aos franceses fazendo parte da Lafayette Flying Corps.

O esquadrão Lafayette foi formado em abril de 1916 pelo Dr. Edmund L. Gros, diretor do American Ambulance Service (Serviço de Ambulâncias Americano), e por Norman Prince, um americano. Ambos conduziram esforços para convencer o governo francês a criar uma unidade de voluntários para o combate aéreo norte-americano na França. O objetivo seria chamar atenção de voluntários norte-americanos para se juntar ao conflito. No entanto nem todos os voluntários se juntaram a infantaria Lafayette.

O esquadrão atuou em diversas batalhas. A primeira atuação da esquadrilha Lafayette foi na Batalha de Verdun. O esquadrão voou em caças Nieuport, e sofreu grandes baixas, no entanto o numero de combatentes foi reforçado coma chegada de mais voluntários norte-americanos. Ao todo 256 voluntários americanos aturam na esquadrilha.

Com a entrada dos Estados Unidos na guerra em 1917, a Esquadrilha Lafayette passou a ser controlada pelos americanos. Em 1918, o esquadrão foi transferido para o Serviço Aéreo do Exército dos EUA como a 103ª Aero Esquadra.

título original:Flyboys
gênero:Aventura
duração:2 hr 19 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Ingenious Entertainment / Flyboys Films Ltd. / Skydance Productions / Electric Entertainment / Elstree Film & Television Studios
distribuidora: MGM / Imagem Filmes
direção: Tony Bill
roteiro: Phil Sears, David S. Ward e Blake T. Evans, baseado em estória de Blake T. Evans
produção: Dean Devlin e Marc Frydman
música: Trevor Rabin
fotografia: Henry Braham

Comentários

  1. Realmente existe uma vasta produção sobre a 2ª Guerra mundial. Sobre a 1ª guerra confesso que não conheço nenhum. Aliás estamos conhecendo agora com essa sua indicação de filme.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Realamente Goliardos, de um tempo para cá as produções sobre a Segunda Guerra Mundial ganharam mais destaque, mas se você fizer uma rápida pesquisa na internet achará vários filmes sobre a Primeira Guerra Mundial. Atualmente um filme que se passa na época da Primeira Guerra está sendo feito por Steven Spielberg, chama-se War Horse.

    ResponderExcluir
  3. Outro filme que retrata a Primeira Guerra Mundial 1914-1918 e A Batalha de Passchendaele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário