Biografia de Tolstoi nas telas

Leon Tolstoi foi um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX. O autor dos clássicos Guerra e Paz e Anna Karenina, cujos textos desafiam as ideias da igreja e do governo, terminou a vida como um pacifista, pregando a vida simples e próxima a natureza.

A história dos últimos anos de vida do escritor é o tema do filme A Última Estação. A produção retrata o momento em que o romancista russo abriu mão do seu título de nobreza, de suas propriedades e de sua família, para tornar-se um homem pobre, vegetariano e celibatário.

O filme mostra como Sofia, musa, esposa e companheira de Tolstoi, fica abalada quando se dá conta de que pode perder tudo ao testemunhar a criação de uma nova religião pelo marido. O filme apresenta o conflito entre Tolstoi e a mulher, que alugou um trem para procurar, por toda a Rússia, o escritor que saiu de casa aos 82 anos.
O roteiro e a direçaõ são de Michael Hoffman, que se baseou no romance biográfico de Jay Parini, escrito em 1990. Tolstoi é interpretado por Christopher Plummer, e Sofia, por Helen Mirren. A produção, filmada na Alemanha, foi indicada ao Oscar de melhor atriz e melhor ator coadjuvante.

Estreia prevista para 28 de janeiro.

FONTE: Heloisa Broggiato. Revista História Viva nº 87. Janeiro de 2011.

Comentários