O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford

Imortalizado por diversos filmes do gênero western, Jesse James tornou-se um mito enquanto ainda viveu. Foi um dos maiores criminosos da América em seu tempo e também conhecido como Robin Hood pelo público, pois, segundo diziam, passou a assaltar bancos e distribuía parte entre os pobres.

O filme O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford narra os últimos dias da vida de Jesse James e a sua relação com Robert Ford: uma amizade que virou rivalidade. Um filme bastante contemplativo, diferente da maioria dos filmes do gênero, mostra a vida do bando dos irmãos James assim como o modo de vida dos Estados Unidos dos anos 1880.


GUERRA DE SECESSÃO
A questão sobre o escravismo nos Estados Unidos provocou debates acirrados durante o século XIX, enquanto deputados do norte denunciavam o trabalho escravo como um obstáculo ao desenvolvimento, os do sul viam na escravidão a pedra fundamental do republicanismo.

Por volta de 1850, já havia nos Estados Unidos 2 mil associações antiescravagistas. Em 1854, o Partido Republicano adere à campanha abolicionista.

Abraham Lincoln é eleiro presidente dos Estados Unidos, em 1860, defendendo o fim gradual da escravidão. Em resposta, no início de 1861, onze estados do sul se separam da União formando uma confederação autônoma com a capital em Richmond, na Virgínia.

A proclamação dos confederados dá início a uma guerra civil entre os estados do norte e do sul. A guerra durou quatro anos, de 1861 a 1865, deixando um saldo de 620 mil mortos. Em setembro de 1862, o governo aboliu a escravidão dos estados do sul e em 1865, militarmente inferiorizado, o sul rende-se ao norte em abril. Quatro dias depois da rendição, o presidente Lincoln era assassinado em Washington por John Booth, um escravista.

JESSE JAMES
Jesse James nasceu no dia 5 de setembro de 1847, filho de Robert, pastor batista, e Zerelda. O casal teve ainda outros filhos: Frank (1843), Robert (morto ao nascer) e Susan (1849). A família mudou-se para a Califórnia, buscando fortuna, mas Robert morre vítima de cólera.

Zerelda casa-se novamente com Simms, mas esse maltratava muito as crianças. Zerelda foge desse casamento mesmo antes de conseguir o divórcio. Casa-se pela terceira ver com o doutor Archie Samuel com quem tem quatro filhos. Samuel transmite aos seu enteados sua paixão por armas e seu alinhamento com os confederados.

O irmão mais velho de Jesse, Frank James, juntasse às tropas de William Quantrill que promovia ações de guerrilha contra o poder central, favorável aos grandes fazendeiros. Frank participou de diversas ações de Quantrill e em 1863, os nortistas invadiram a fazenda dos James em busca de informações sobre Frank ou Quantrill. Samuel foi torturado e Jesse, com 15 anos, foi chicoteado. Os nortistas não conseguiram nenhuma informação, mas assim que logo saíram, Jesse se juntou às tropas de Quatrill.

Jesse James participou de diversas operações durante a Guerra de Secessão. Em 20 de setembro de 1864, após o ataque à estação de trem de Centrália, gabou-se de ter matado sete homens.

Com a derrota do sul em 1865, Quantrill rende-se e Jesse é escolhido para levar a bandeira branca a cidade de Lexington, onde é ferido a bala. Era o seu 22º ferimento desse tipo.

Frank e Jesse James, juntos com os irmãos Younger e alguns soldados da tropa de Quatrill, formam um bando de foras da lei cometendo assaltos e assassinatos.

Segundo o mito, após os assaltos a banco, onde conseguiam quantias significativas, or irmãos James distribuiam o dinheiro aos mais pobres. O dinheiro geralmente pertencia a industriais nortistas instalados no sul.

Após desistirem de assaltar bancos, o bando passa a atacar trens. Em 21 de julho de 1873, o bando comete o seu primeiro assalta a trem. As companhias ferroviárias tornaram-se alvos do bando, pois essas empresas expropiavam produtores rurais sem indenizá-los. A opinião pública ficava ao lado dos irmãos James. A imprensa logo transformou os dois em Robin Hood.

Em 1874, Jesse James casa-se com sua prima Zerelda Mimms e com o nome de Thomas Howard passa a morar em Nashville, no Tenesse. Jesse e Zerelda tem dois filhos: Jesse Jr. e Mary Susan. Jesse dividia seu tempo entre a paternidade e as atividades do bando.

No dia 21 de janeiro de 1875, caçadores de recompensas da agência Pinkerton atacam a fazenda dos pais de Frank e Jesse James. Bombas de fogo são lançadas e o meio irmão de Jesse, Archie, de 8 anos, morre. Uma das bombas ainda arranca a mão direita da mãe dos irmãos James.

O bando volta a intenssificar suas atividades, no entanto em 7 de setembro de 1876 o ataque ao banco de Northfield custou mais caro ao grupo de foras da lei. O bando teve vários de seus membros mortos e os irmãos Younger presos.

Os golpes tornaram-se cada vez mais raros. Em 1881, após um assalto ao trem de Glendall, Jesse promete à sua esposa em parar com suas atividades no bando. No entanto, Jesse James ainda planeja um último golpe e para isso entrou em contato com os irmãos Ford, seus cúmplices ocasionais.

Robert Ford, diante de Jesse James, provavelmente ficou dividido entre os ganhos do novo golpe e a promessa de um prêmio de US$ 10 mil para quem matasse Jesse. A recompensa falou mais alto. Em 3 de abril de 1881, Robert Ford deu um tiro na nuca de Jesse James. O assassinato teria ocorrido quando Jesse virou as costas para mexer em um quadro na parede.

Os irmãos Ford nunca receberam o dinheiro da recompensa e tornaram-se detestados e desprezados pelo povo.

O enterro de Jesse James foi sobre uma forte comoção popular e sua tumba, transferida em 1902 ao cemitério de Kearney, tornou-se local de peregrinação visitado por multidões até o dia de hoje.

FONTE: BERNET, Anne. O Robin Hood do Velho Oeste. Revista História Viva. Ano VII, nº 85. Novembro de 2010. Editora Duetto.

título original: The Assassination of Jesse James for the Coward Robert Ford 
gênero:Faroeste 
duração:02 hs 40 min 
ano de lançamento:2007 
distribuidora:Warner Bros. Pictures 
direção: Andrew Dominik 
roteiro:Andrew Dominik, baseado em livro de Ron Hansen 
produção:Jules Daly, Dede Gardner, Brad Pitt, Ridley Scott e David Valdes 
música:Nick Cave e Warren Ellis 
fotografia:Roger Deakins 
direção de arte:Martin Gendron e Troy Sizemore

Comentários