Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Indiana Jones é sinônimo de aventura no cinema. Imortalizado pelo ator Harrison Ford, Jones é um personagem criado por Steven Spielberg e George Lucas. Ele é um professor de Arqueologia que viajou os quatro cantos do mundo enfrentando diversos inimigos para recuperar artefatos históricos tidos como mágicos como a Arca da Aliança e o Santo Graal. O primeiro filme é de 1981, Os Caçadores da Arca Perdida; em 1984, O Templo da Perdição e em 1989 A Última Cruzada. No entanto esse não foi, de fato, a "última cruzada" de Jones, pois em 2008 ele voltaria ao cinema em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Dessa vez Indiana Jones não irá enfrentar nazistas, pois a Segunda Guerra já terminou. O filme ambientado agora em 1957 traz novos inimigos: os comunistas (espere um post sobre como hollywood retratou os comunitas). Espiões soviéricos estão atrás das caveirasde cristais, artefatos místicos carregados de poder. Essa busca leva Indiana Jones ao Brasil, onde em plena floresta Amazônica encontra a cidade perdida de
Akakor. Espera aí! caveiras de cristal, cidade perdida de Akakor! Seriam também invenções das mentes criativas de Steven Spielberg e George Lucas. A resposta: não! As caveiras existem e já houveram expedições para encontrar Akakor.

Mas não quero causar sensacionalismo. As caveiras de cristal são consideradas grandes fraudes no campo arqueológico. Foram encontradas várias caveiras, mas apenas uma foi supostamente encontrada em escavações arqueologicas realizadas pelo britãnico Frederick Albert Mitchell-Hedges (1882-1959). Essa caveira de 13 centímetros de altura e pesando 5 quilos foi descoberta na década de 1920 e teria sido feita pelos maias. Atualmente existem três caveiras em museus no mundo. Um no Museu de Etnografia do Palácio do Trocadero, outro no Museu Britânico e o terceiro é propriedade do Smithsonian Institution, em Washington, nos Estados Unidos. Várias análises foram realizadas nessas caveiras é o resultado foi unânime: são todas falsas. Elas não seriam obras das civilizações pré-colombianas, mas segundo as análises feitas nas caveiras de Paris e Londres, teriam sido fabricadas na Alemanha entre 1867 e 1896 utilizando cristal de rocha brasileiro.

As lendas de cidades perdidas remontam à Antiguidade, lembrem por exemplo de Atlântida citada por Platão em obras como Timeu ou a Natureza e Crítias ou a Atlântida. A partir do momento em que os primeiros europeus pisaram na América, histórias sobre cidades de ouro no meio da floresta promoveram grandes expedições. A mais famosa de todas é a cidade de El Dorado, mas existiram também histórias sobre as cidades de Paititi e Akakor. A lenda sobre a cidade de Akakor surgiu em 1976, quando o jornalista alemão Karl Brugger visitou a Amazônia e conheceu o índio Tatunca Nara. Este teria relatado a Karl sobre uma civilização que viveu na região amazônica há milhares de anos. Baseado nesses relatos, Brugger lançou o livro As Crônicas de Akakor. Essa cidade seria formada por grandes pirâmides no estilo maia e no seu interior estariam escondido riquezas. Com a publicação desse história, várias expedições foram realizadas para encontrar a cidade. Em 1975, uma suposta foto por satélite teria apontado o local de Akakor. Muitos aventureiros foram procurar a cidade e nunca retornaram: o americano John Reed desapareceu em 1980, o suiço Herbert Wanner sumiu em 1984 e a alemã Christine Heuser saiu em busca da cidade em 1987 e nunca mais apareceu. O própio Karl Brugger foi em busca de Akakor, mas foi assassinado no Rio de Janeiro em 1984.

Agora pegue essas histórias e misture em um enredo de ação e aventura digno dos filmes de Indiana Jones, o resultado é uma história mais fantástica ainda. No filme, as caveiras de cristais são chaves para uma nova dimensão habitada por seres parecidos com alienígenas e a cidade de Akakor é uma cidade maia no meio da floresta amazônica brasileira. Mas o que é o cinema aventura sem essas grandes "viagens"? Nínguem que vá assistir aos filmes de Inidiana Jones estará procurando respostas sobre a arca da aliança ou sobre as caveiras de cristal, está procurando entretenimento, o qual apenas Steven Spielberg e George Lucas podem oferecer. Assim "histórias reias" são modificadas para deixar um enredo de filme mais agradavél ao público. Prova disso é a participação, ainda que morto, do explorador espanhol Francisco de Orellana no filme. De fato, Orellana é conhecido por ter participado da expedição de Pizarro que conquistou o Peru e por ter percorrido o rio Amazonas em toda a sua extensão, desde os Andes até ao Oceano Atlântico. O próprio Orellana teria relatado que lutou contra as amazonas, tribo de mulheres guerreiras. No filme, Francisco de Orellana foi mais uma das vítimas da busca pela cidade de Akakor.

Comentários

  1. Bacana, ainda não vi esse filme, Alexandre, saiu uma versão em blu-ray do Senhor dos Anéis a pouco tempo, tu sabes se essa é a primeira versão em blu-ray ou já teve alguma anterior?

    ResponderExcluir
  2. É a primeira, também fiquei sabendo. Pelo que li, chega no Brasil no dia 30 de abril.

    ResponderExcluir

Postar um comentário