Cinema na UFPA. Que beleza!!!

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) abre, a partir de 1º de março, as inscrições para o primeiro curso de especialização em Audiovisual. A especialização em "Imagem e Sociedade - Estudos sobre o cinema" é voltada para profissionais formados no curso de Comunicação Social e nas áreas de Letras e Artes, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

No entendimento da UFPA, essas áreas de conhecimento abrangem inclusive a grande maioria dos profissionais com atuação no mercado cinematográfico do Pará. O curso, já aprovado pela UFPA, tem as inscrições abertas no período de 1º a 15 de março deste ano, e os candidatos a uma das 30 vagas ofertadas pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFPA serão submetidos às etapas do processo de seleção, isto é, a análise curricular, a entrevista e à apresentação do anteprojeto de monografia.

De acordo com a professora Regina Lima, chefe do Decom da UFPA, o curso de especialização não é um curso técnico sobre cinema. O curso, na relidade, é teórico e trata-se de uma oportunidade para que os profissionais, principalmente os que já trabalham na área de cinema no Pará, discutam sobre os temas que estarão presentes nas disciplinas, como a linguagem cinematográfica, as políticas voltadas para a captação de recursos e outros temas relevantes ao cinema na região. "Nós não vamos ensinar ninguém a fazer um roteiro ou algo parecido. Como em qualquer outra área, nós não temos como ensinar as pessoas a fazerem aquilo que elas já fazem no mercado de trabalho. Nossa proposta é ampliar a reflexão, a crítica e dar ainda mais instrumentalização teórica ao fazer cinematográfico", explica a chefe do Decom.

Regina Lima diz ainda que a nova especialização é um projeto do Decom, mas que foi finalizado com a participação de integrantes da Associação de Profissionais de Curta-Metragem do Pará e outros profissionais ligados à área cinematográfica que participaram das discussões e contribuíram para definir o formato do curso, que terá um núcleo geral e uma parte específica que vai contemplar não só o cinema, mas em outro momento terá ênfase em fotografia e outras áreas afins. "Durante o curso vamos trazer profissionais de outros Estados e trocar outras experiências para enriquecer as nossas discussões sobre os temas", informa Regina.

Entre as disciplinas a serem ministradas, o professor Fábio Castro, coordenador da especialização, explica que três delas - "Teoria da imagem e da representação", "Imagem e sociedade na Amazônia" e "Metodologia de pesquisa em comunicação e cultura" - fazem parte do núcleo geral do curso, que este ano será voltado para o cinema, mas que já tem confirmado para o próximo ano a especialização Imagem e Socidade - Estudo sobre a Fotografia. "Dependendo da procura, pode ser que tenhamos outro curso sobre o cinema, mas a idéia é manter a especialização voltada, a cada ano, para uma das áreas de interesse da produção cultural e imagética", diz o coordenador.

Fábio explica ainda que para esse primeiro curso, de estudo sobre o cinema, a UFPA terá, entre as disciplinas específicas, "História do cinema", "Linguagem cinematográfica" e seminários de estudos sobre o cinema, cujos temas deverão compor a parte que pode ser considerada mais prática no curso. "A nossa expectativa é que dentro dos seminários haja uma troca das experiências já vividas pelos profissionais do cinema na região, experiências que virão somar-se às nossas discussões acerca dos temas propostos", diz o professor Fábio Castro.

Vagas - Das 30 vagas ofertadas pela UFPA, cinco serão destinadas pelo Decom a candidatos que não tenham condições financeiras de pagar pelo curso de especialização, que não tem taxa de inscrição, mas terá taxa de matrícula e mensalidades com planos diferenciados de pagamentos. O professor Fábio Castro informa que os critérios de seleção para as cinco vagas isentas de pagamentos serão divulgados a partir de hoje no edital e através do Decom, bem como os critérios para as demais vagas do curso.

Além de preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá apresentar ao Decom o projeto de acordo com um modelo que também será fornecido pelo Departamento. "Vamos fornecer o modelo e dar as orientações necessárias. é um projeto simples, mas que deverá conter o plano para a monografia do candidato", explica Fábio Castro.

Serviço - O edital e informações sobre o a especialização em audiovisual no curso "Imagem e Sociedade - Estudos sobre cinema" estarão à disposição a partir de hoje no Departamento de Comunicação Social da UFPA. As inscrições estarão abertas de 1º a 15 de março deste ano. Informações no Decom/UFPA pelo telefone 211-1586 e pelo e-mail: imagem_esociedade@hotmail.com.

Fonte: O Liberal Online

Comentários

  1. Caramba, muito bom, rolava o boato de que iria abrir uma graduação em cinema na UFPA, a possibilidade teria se desdobrado nessa pós?

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu sei não apenas nesta pós, mas teria sim um curso de graduação ano que vem. se eu conseguir mais detalhes posto aqui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário