Cinema em Belém: primeiras cenas.

Pretendo discutir aqui alguns pontos da minha pesquisa. Neste trabalho abordo os primeiros anos do cinema na cidade de Belém, mais precisamente na primeira década do século XX. Nesta pesquisa pretendo também abordar sobre os cinematógrafos que circulavam na cidade de Belém, como esses aparelhos faziam parte de um imaginário moderno e como os habitantes da cidade se relacionavam com esses novos espetáculos.

Claro que para destacar os anos iniciais do século XX tenho que lembrar que as origens do cinema estão um pouco mais atrás. O cinema é uma invenção do século XIX. Mas quem o criou ainda gera controvérsias. Em O Cinema no Tucupi (1999) Pedro Veriano conta sobre os dois grupos que trabalhavam as imagens em movimento no século XIX: Thomas Alva Edison nos Estados Unidos e os irmãos Louis e Auguste Lumière na França. Porém os irmãos Lumière levaram a fama de terem criado o cinema - o aparelho criado por eles foi batizado como cinematographo - sendo a primeira exibição também atribuída aos irmãos: foi no dia 28 de dezembro de 1895, no subsolo do Grand Café, situado no bulevar des Capucines. O cartaz colocado do lado de fora anunciava a atração daquele dia: "Cinematógrafo Lumière".

Em Belém do Pará a primeira exibição de cinema ocorreu no dia 29 de dezembro de 1896 no Theatro da Paz, mas o aparelho utilizado foi o Vitascope de Edison. A exibição foi precária, as imagens tremiam o que não agradou o público belenense. No entanto essa primeira impressão não impediu que outras exibições ocorressem na capital do Pará. Em 1903, um aparelho Biograph estava instalado no arraial de Nazaré atraindo os romeiros.

O aparelho cinematógrafo dos irmãos Lumière surge pela primeira vez também nas festividades de Nazaré . Segundo Pedro Veriano teria sido Nicola Parente quem introduziu um aparelho Lumière e também o primeiro a filmar no Pará.

Mas que filmes eram exibidos na fase inicial do cinema? Bem, não eram filmes, mas eram as “vistas”. Geralmente paisagens de alguns lugares da Europa como Paris e Portugal. Em 1901, O Grande Circo Apollo exibia 80 vistas de Lisboa e do Porto . Na primeira exibição realizada por Louis e Auguste Lumière, em 1895 foram exibidos títulos como A saída das operárias da fábrica Lumière e a Chegada do trem à estação Ciocat.
As primeiras exibições ocorriam em feiras ou em exposições. Aqui em Belém os aparelhos ficavam instalados em teatros e geralmente faziam parte de outras atrações que os estabelecimentos ofereciam. Como vimos acima, no tempo do arraial de Nazaré os cinematógrafos, instalados em barracas, também eram um espetáculo a ser conferido. De fato, ainda não existia o cinema como espaço de exibições exclusivamente para os filmes, mas essa primeira fase preparava o terreno para uma profissionalização do cinema como indústria.



Comentários

  1. Olá, Luiz Alexandre. Meu nome é Leandro Coimbra. Sou estudante da graduação do cuso de História da UFPA (5º sementre) e começo a tecer minha pesquisa visando a monografia de final de curso. A minha área de inteesse também é história e cinema, mais especificamnte, o papel social do cine Olympia em Belém na 1ª metade do século XX.
    Assim, caro colega, peço a você que me repasse ou indique bibliografias e/ou fontes historiográficas sobre o tema (artigos, livros, jornais, etc.). Material em formato digital é muito bem-vindo.
    Desde já agradeço a você.

    Seu blog é muito interessante mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o atraso na resposta, mas só agora pude atualizar o blog. Muito legar ver um colega de profissão com mesmos interesses profissionais. Já possuo um material e estou terminando de fazer as pesquisas em jornais microfilmados. Qualquer coisa me mande um e-mail: la.historia@hotmail.com
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Estou aprendendo a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz alexandre, em meio a um levantamento de fonte para minha pesquisa sobre cinema li não tudo a sua monografia na UFPA... muito interessante!

      Excluir

Postar um comentário